A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL QUANTO À DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E GESTÃO DO CONHECIMENTO

Palavras-chave: Gestão do Conhecimento; Educação Especial; Práticas Pedagógicas; Construção do Conhecimento.

Resumo

Nas últimas décadas, as mudanças ocorridas no âmbito educacional têm sido evidentes, principalmente no que diz respeito à inclusão escolar e à Educação Especial. Por consequência disso, surge a necessidade de repensar essas transformações atreladas às práticas de ensino. Com base nisso, esta pesquisa tem por objetivo reconhecer o papel da Gestão do Conhecimento para contribuir na qualidade das práticas pedagógicas no Atendimento Educacional Especializado, conforme as percepções dos professores de Educação Especial em relação à construção do conhecimento dos alunos com Deficiência Intelectual. A metodologia desta pesquisa é de natureza aplicada, e seus objetivos se caracterizam como descritivos e exploratórios, tratando-se de uma pesquisa qualitativa com coleta de dados em um Grupo Focal. A problematização que reporta as variáveis envolvidas neste estudo está associada à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e às considerações internacionais e nacionais sobre a proposta de desenvolvimento e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual presentes no ensino regular. Neste estudo, é descrito um dos encontros focais realizados no âmbito desta pesquisa e analisado de acordo com a literatura pesquisada. Observa-se que a percepção dos professores, de certa forma, está relacionada com a realidade vivenciada pelos referidos alunos.

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Biografia do Autor

Vânia Luzia Tiedt, Universidade Cesumar - UNICESUMAR

Mestra em Gestão do Conhecimento nas Organizações pela Universidade Cesumar (UNICESUMAR). Professora de Sala de Recursos, Secretaria de Educação do Estado do Paraná e na Prefeitura Municipal de Marialva, Paraná. 

Letícia Fleig Dal Forno, Universidade Cesumar - UNICESUMAR

Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (UL). Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações da Universidade Cesumar (UNICESUMAR). 

Ely Mitie Massuda, Universidade Cesumar - UNICESUMAR

Doutora em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações de do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Universidade Cesumar (UNICESUMAR).

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Publicado
2024-03-26
Como Citar
Tiedt, V. L., Dal Forno, L. F., & Massuda, E. M. (2024). A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL QUANTO À DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E GESTÃO DO CONHECIMENTO. Imagens Da Educação , 14(1), 77-94. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v14i1.64763
Edição
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores