VIDA DE PROFESSORA EM TEMPOS DE COVID-19

RUPTURAS, CONTINUIDADES E INVENÇÕES NA PESQUISA NARRATIVA

Palavras-chave: Currículo; Narrativas; Formação de professores; Estudos dos Cotidianos

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar os possíveis modos de viver e ser professora que emergem em narrativas docentes trazendo produções e questões curriculares, bem como provocações para pensarmos docência e escola a partir dos cotidianos. Nesse caminho, busca identificar e entender os processos de invenção de si e do outro por meio dessas histórias, investigá-las na desinvisibilização dos saberes produzidos pelos sujeitos das escolas, além de defender a potência desses saberes. As experiências escolares publicadas em uma página de rede social denominada ‘Vida de Professora’ constroem o campo de pesquisa. O desenvolvimento das análises aqui tecidas parte de três premissas: que as soluções para os problemas globais são locais e provisórias (Santos, 2019); que na produção do trabalho docente e de seus fazeressaberes (Garcia, 2015) existem importantes experiências e saberes que não podem ser desperdiçados (Santos, 2019); e, ainda, que as padronizações curriculares tendem a promover o empobrecimento da experiência (Santos, 2019). Conclui que as narrativas autoficcionalizantes trazem pistas da potência invisível das escolas públicas; que os processos de formação são contínuos e provisórios em diferentes contextos; que a defesa do que produzem as escolas e seus sujeitos, especialmente os professores nos cotidianos contribui para a compreensão da complexidade do trabalho docente e dos processos de aprenderensinar vividos pelos praticantes das escolas em seus cotidianos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Soymara Emilião, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Assistente do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira- CAP-UERJ e Pedagoga da Rede Municipal de Niterói, RJ.

Alexandra Garcia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (PPGedu/FFP).

 

 

Referências

ALVES, N. Decifrando o pergaminho – o cotidiano na escola nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, I. B.; ALVES, N. Pesquisa no/do cotidiano das escolas, sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
________. Decifrando o pergaminho – os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, I. B.; ALVES, N. Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas, sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2008.
BARROS, M. de. Matéria de poesia. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 1999.
BRAGANCA, I. . A formação como "tessitura da intriga": diálogos entre Brasil e Portugal. Rev. Bras. Estud. Pedagogia. [online]. 2012, vol.93, n.235, pp.579-593
BRAIT, B. Olhar e ler: verbo-visualidade em perspectiva dialógica. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso [online]. 2013, vol.8, n.2, pp.43-66. ISSN 2176-4573.
CLANDININ, D. J. CONELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2015.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano 1: As artes de fazer. 20. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
________. História e psicanálise: entre ciência e ficção. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. Belo Horizonte: Autêntica, 2012,
, 2013.
GARCIA, A. O Encontro nos Processos Formativos: questões para pensar a pesquisa e a formação docente com as escolas. In: Reunião nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 37., 2015, Florianópolis. Anais… Florianópolis: ANPED/UFSC, 2015.
______________. Encontros e processos formativos: uma conversa sobre currículos e estágio na formação de professores. Cadernos de Pesquisa PPGE UFES, v. 38, p. 23, 2013.
_________; REIS, G.R. F. Tatuagens de sentidos: memórias e invenções de si nos processos de formação docente. Currículo sem Fronteiras, v. 14, p. 91-108, 2014.
GINZBURG, C. Mitos, Emblemas e Sinais. São Paulo: Cia Letras, 1989.
GOODSON. I. Aprendizagem, currículo e política de vida: obras selecionadas de Ivor Goodson – Petropolis. RJ: Vozes, 2020.
LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
KASTRUP, V.; GURGEL, V. O papel da escrita na formação de professores e o problema da coemergência.In. DIAS. R.O.; RODRIGUES, H.B.C. Escritas de Si.: escutas, cartas e formação inventiva de professores entre universidade e escola básica.1ºed. -Rio de Janeiro: Lamparina, 2019
OLIVEIRA, I. B. O Currículo como criação cotidiana. Petrópolis: DP et Alli, 2012.
_____________________.; GERALDI J. W.. . Narrativas: outros conhecimentos, outras formas de expressão In. OLIVEIRA.I. O (org.). Narrativas: Outros conhecimentos, outras formas de expressão. - Petrópolis, RJ: DP et Alii: Rio de Janeiro: FAPERJ, 2010
PAIS, J.M. Vida cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo: Cortez, 2003.Paulo:Paulus.2013.
SANTOS, B.S. O fim do império cognitivo. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
SPINOZA, B. Ética. (Tradução Tomaz Tadeu da Silva), Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
WILLIAMS, R. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
Publicado
2023-09-23
Como Citar
Emilião, S., & Garcia, A. (2023). VIDA DE PROFESSORA EM TEMPOS DE COVID-19 . Imagens Da Educação , 13(3), 201-219. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v13i3.65531