CURRÍCULO INTERCULTURAL DA ESCOLA INDIGENA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC):
UMA RELAÇÃO POSSÍVEL?
Resumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) para a organização do currículo de todas as etapas da Educação Básica, possibilitando que cada realidade se adeque em seu contexto. Nesse sentido, pretendemos verificar como a proposta de currículo em atendimento a educação escolar indígena relaciona-se com a proposta da BNCC, uma vez que essa tem o amparo das legislações vigentes ao direito a uma educação escolar específica, diferenciada e bilíngue. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, documental e com diálogo com uma diretora de escola com o objetivo de levantar estudos sobre currículo na educação escolar indígena, bem como compreender o termo competência adotado pela BNCC para assim identificar e relacionar com a proposta do currículo da escola indígena. Concluímos que é possível construir um currículo intercultural que contemple as orientações da BNCC bem como os saberes dos povos indígenas.
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