CURRÍCULOS, CULTURAS E DIFERENÇA: CRIAÇÃO DE POSSÍVEIS NA EDUCAÇÃO
Resumo
Esta chamada temática teve o objetivo de reunir grupos de pesquisas e pesquisadores/as que apostam em culturas, currículos e na diferença como puro acontecimento e como enfrentamento aos inúmeros desafios dos tempos atuais. O foco do dossiê aqui proposto foi as temáticas de gênero, sexualidade, classe e raça as quais lidam com a diferença na educação e no currículo. Diferença que valoriza a multiplicidade e faz proliferar processos de criação e de inventividade na educação. Em tempo de neoconservadorismo e diante de políticas educacionais reacionárias e conservadoras, consideramos urgente divulgar os movimentos de pesquisas que buscam acompanhar os processos de criação e de resistências nas/das escolas.
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Referências
PARAÍSO, M. A. (2023). Currículos: teorias e políticas. São Paulo, Contexto, 2023.
PARAÍSO, M. A.; SILVA, S. K. (2016) Apresentação da Seção Temática: Perspectivas teóricas das pesquisas em currículo. Currículo sem Fronteiras, v. 16, n. 3, p. 380-387, 2016.
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