RECURSOS DE ENFRENTAMENTO SALUTOGÊNICOS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NA BUSCA POR SAÚDE MENTAL

Palavras-chave: Professores; Saúde Mental; Promoção da Saúde; Senso de Coerência

Resumo

A docência tem passado por constantes alterações que contribuem para a deterioração da saúde dos professores. Um olhar voltado para fatores protetivos de saúde capazes de promover a saúde mental foi proposto por Aaron Antonovsky, denominado Salutogênse. Com base na salutogênese, este estudo transversal, aplicado, de abordagem mista e objetivos metodológicos exploratórios e descritivos, identificou os principais recursos salutogênicos que os professores possuem na busca por saúde mental. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionário sociodemográfico e da Escala de Senso de Coerência (SOC 13) com 25 professores do ensino fundamental no município de Sapezal/MT.  A maior parte da amostra foi composta por mulheres. A maioria apresentou senso de coerência elevado e um pouco mais da metade trabalhava em dois períodos. Verificou-se que os principais recursos conhecidos pelos professores para promoção da saúde foram atividade física, religião, família e psicoterapia. Concluiu-se que, apesar dos professores conhecerem estratégias salutogênicas para o fortalecimento da saúde e enfrentamento das adversidades no exercício da docência, existe dificuldade para colocar em prática tais recursos de promoção da saúde. Portanto, faz-se necessária ênfase no letramento em saúde e maior debate sobre fatores que promovem saúde, seja por meio de estratégias individuais ou coletivas de promoção da saúde.

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Biografia do Autor

André Dettmer Dorta, Universidade Cesumar - UNICESUMAR

Mestre em Promoção da Saúde pela Universidade Cesumar (UNICESUMAR). Graduado em Psicologia pela Faculdade da Amazônia de Vilhena-RO. Atualmente é psicólogo clínico da Prefeitura Municipal de Sapezal – MT.

Jani Bolsonello, Universidade Cesumar - UNICESUMAR

Doutoranda em Promoção da Saúde pela Universidade Cesumar (UNICESUMAR). 

Rute Grossi-Milani, Universidade Cesumar - UNICESUMAR

Doutora em Medicina pelo Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular, Supervisora em Psicologia Clínica do Curso de Graduação em Psicologia e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Promoção da Saúde, área Interdisciplinar, Universidade Cesumar (UNICESUMAR).

Regiane da Silva Macuch, Universidade Cesumar - UNICESUMAR

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, Portugal.  Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Promoção da Saúde e na Graduação em Psicologia na Universidade Cesumar (UniCesumar).

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Publicado
2025-12-22
Como Citar
Dorta, A. D., Bolsonello, J., Grossi-Milani, R., & Macuch, R. da S. (2025). RECURSOS DE ENFRENTAMENTO SALUTOGÊNICOS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NA BUSCA POR SAÚDE MENTAL. Imagens Da Educação , 15(4), 143-164. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v15i4.73023
Edição
Seção
Políticas Públicas e Gestão Educacional