ATAQUES EM ESCOLAS E O DISCURSO DE ÓDIO ENTRE JOVENS

IMPACTOS E REFLEXÕES

Palavras-chave: violência escolar; ataques às escolas; discurso de ódio; juventude

Resumo

Na historiografia da violência, os registros de ataques às escolas eram episódios fortuitos. Contudo, constata-se um aumento progressivo desse tipo de violência a partir de 2017, resultando em 49 ataques. Pesquisar sobre esses atentados cometidos por jovens requer compreender as distintas dimensões da violência na escola e, em particular, a relação entre o discurso de ódio e a juventude brasileira. As explicações acerca dos ataques ora incide sobre as práticas de bullying, ora sobre o acesso a armas de fogo; outrossim, a participação dos jovens em grupos extremistas desponta como um elemento a ser problematizado. Cientes da complexidade desse fenômeno, essa análise buscou investigar os ataques escolares brasileiros e foi subsidiada pelos preceitos de Peter Gay no que tange ao cultivo do ódio, da tese de Adriana Dias sobre a formação do sujeito nos grupos neonazistas e pelas reflexões a respeito dos tiroteios escolares de Glenn Muschert e Johanna Sumiala para avaliarmos os episódios de Realengo, Suzano, Barreiras, Aracruz e Cambé. Essa pesquisa, de natureza exploratória e qualitativa, se amparou em métodos amplos, desde uso de fontes secundárias (documentais) aos materiais confeccionados pelos jovens perpetradores. Nos casos avaliados, estes indivíduos se valeram das práticas de copycat crimes, enaltecendo a tragédia de Columbine e fazendo apologias ao nazismo. Constata-se uma miscelânea de discursos de ódio, alinhavados por princípios de misoginia, refletindo a cooptação desses jovens por atores antidemocráticos em grupos na internet. Os ataques escolares nos alertam sobre a necessidade de problematizarmos os caminhos da cultura juvenil e o estabelecimento de políticas públicas eficazes na moderação das redes e mídias sociais que violam os direitos humanos.

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Biografia do Autor

Marcela de Oliveira Nunes, Universidade de São Paulo - USP

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisadora no Núcleo de Estudos de Violência da Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado
2025-06-24
Como Citar
Nunes, M. de O. (2025). ATAQUES EM ESCOLAS E O DISCURSO DE ÓDIO ENTRE JOVENS. Imagens Da Educação , 15(2), 47-70. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v15i2.74755