HUMOR ÁCIDO NO CUIDADO ENTRE JOVENS

Palavras-chave: humor ácido; cuidado coletivo; jovens; jurisprudência afetiva

Resumo

Este artigo se propõe a mostrar como o humor ácido emergiu em um subgrupo de jovens de uma pesquisa empírica derivada de uma pesquisa temática. Em uma escola de ensino médio de uma cidade do interior do estado de São Paulo um subgrupo de estudantes prioritariamente LGBT+ foi aos poucos criando uma descodificação de significações interiorizadas de sofrimento mental, o que lhes permitiu tocar em conteúdos difíceis na elaboração de experiências psicossociais dolorosas. Foi utilizada a pesquisa empírica, justificada com a noção teórica deleuze-guattariana de jurisprudência, depreendida na prática, para a jurisprudência afetiva interior à intimidade consentida entre um grupo específico de estudantes que praticou o humor ácido. A metodologia foi a de integrar dados empíricos da pesquisa temática de métodos mistos com a elaboração teórica no referencial deleuze-guattariano. O artigo faz a seleção da dualidade “zoar” e “ser zoado”, tratando do humor ácido como estratégia de cuidado coletivo dado no interior de uma jurisprudência afetiva utilizada no combate à violência e à LGBT+fobia. Por fim, conclui sobre a importância do humor ácido como estratégia de cuidado coletivo entre jovens em seus espaços de convivência ou em ações programáticas e serviços voltados a este segmento.

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Biografia do Autor

Simone Cristina de Amorim, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar), campus Sorocaba. Psicóloga, Licenciada e Bacharela em Psicologia pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho. Servidora pública - Analista de Saúde - da Secretaria de Gestão da Prefeitura Municipal da Cidade de São Paulo. 

Marcos Roberto Vieira Garcia, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana, ambos da UFSCar - campus Sorocaba . É coordenador do Grupo de Pesquisa "Saúde Mental e Sociedade" (UFSCAR) e integrante do Núcleo de Estudos para a Prevenção da Aids (NEPAIDS/USP). É coordenador do Centro de Referência em Educação na Atenção ao Usuário de Drogas da região de Sorocaba (CRR-UFSCar-Sorocaba).

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Publicado
2025-12-22
Como Citar
Amorim, S. C. de, & Garcia, M. R. V. (2025). HUMOR ÁCIDO NO CUIDADO ENTRE JOVENS. Imagens Da Educação , 15(4), 22-43. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v15i4.74795
Edição
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores