HUMOR ÁCIDO NO CUIDADO ENTRE JOVENS
Resumo
Este artigo se propõe a mostrar como o humor ácido emergiu em um subgrupo de jovens de uma pesquisa empírica derivada de uma pesquisa temática. Em uma escola de ensino médio de uma cidade do interior do estado de São Paulo um subgrupo de estudantes prioritariamente LGBT+ foi aos poucos criando uma descodificação de significações interiorizadas de sofrimento mental, o que lhes permitiu tocar em conteúdos difíceis na elaboração de experiências psicossociais dolorosas. Foi utilizada a pesquisa empírica, justificada com a noção teórica deleuze-guattariana de jurisprudência, depreendida na prática, para a jurisprudência afetiva interior à intimidade consentida entre um grupo específico de estudantes que praticou o humor ácido. A metodologia foi a de integrar dados empíricos da pesquisa temática de métodos mistos com a elaboração teórica no referencial deleuze-guattariano. O artigo faz a seleção da dualidade “zoar” e “ser zoado”, tratando do humor ácido como estratégia de cuidado coletivo dado no interior de uma jurisprudência afetiva utilizada no combate à violência e à LGBT+fobia. Por fim, conclui sobre a importância do humor ácido como estratégia de cuidado coletivo entre jovens em seus espaços de convivência ou em ações programáticas e serviços voltados a este segmento.
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