SIGNIFICAÇÕES DAS FAMÍLIAS SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL NA PANDEMIA

UMA REVISÃO DA LITERATURA

Palavras-chave: pandemia de Covid-19; isolamento social; educação infantil; relação família/escola.

Resumo

A pandemia de Covid-19 impactou profundamente a Educação Infantil, transformando a relação entre família e escola e impondo desafios às práticas pedagógicas. Este artigo, recorte de uma dissertação de mestrado, analisa as significações atribuídas pelas famílias à Educação Infantil durante o período de isolamento social, entre 2020 e 2021. A pesquisa baseou-se em uma revisão de literatura realizada na plataforma Capes Periódicos, que resultou na seleção de nove artigos sobre a temática. A análise evidencia os desafios enfrentados pelas famílias, assim como as iniciativas colaborativas que sustentaram o processo educativo nesse contexto. Estruturado em três partes — apresentação dos artigos, análise temática e reflexão articulada à teoria histórico-cultural — o estudo contribui para o fortalecimento de práticas pedagógicas mais sensíveis e equitativas, alinhadas às demandas contemporâneas da Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Eliane Dutra de Souza, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC

Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), na Linha de pesquisa Formação de professores e Práticas Pedagógicas. Pedagoga com Especialização em Educação Especial e Psicopedagogia Clínica e Institucional. Membro do grupo de Estudos e Pesquisas HINAS (Histórias de vida, narrativas e subjetividades).

Luciana Haddad Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Líder do grupo de Estudos e Pesquisas HINAS (Histórias de vida, narrativas e subjetividades).

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Publicado
2025-12-22
Como Citar
Souza, E. D. de, & Ferreira, L. H. (2025). SIGNIFICAÇÕES DAS FAMÍLIAS SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL NA PANDEMIA. Imagens Da Educação , 15(4), 44-64. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v15i4.75022
Edição
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores