SIGNIFICAÇÕES DAS FAMÍLIAS SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL NA PANDEMIA
UMA REVISÃO DA LITERATURA
Résumé
A pandemia de Covid-19 impactou profundamente a Educação Infantil, transformando a relação entre família e escola e impondo desafios às práticas pedagógicas. Este artigo, recorte de uma dissertação de mestrado, analisa as significações atribuídas pelas famílias à Educação Infantil durante o período de isolamento social, entre 2020 e 2021. A pesquisa baseou-se em uma revisão de literatura realizada na plataforma Capes Periódicos, que resultou na seleção de nove artigos sobre a temática. A análise evidencia os desafios enfrentados pelas famílias, assim como as iniciativas colaborativas que sustentaram o processo educativo nesse contexto. Estruturado em três partes — apresentação dos artigos, análise temática e reflexão articulada à teoria histórico-cultural — o estudo contribui para o fortalecimento de práticas pedagógicas mais sensíveis e equitativas, alinhadas às demandas contemporâneas da Educação Infantil.
Téléchargements
Références
Borges, Laura, CIA, Fabiana; Silva, Maira da. Atividades acadêmicas e relação família-escola durante o isolamento social da pandemia de Covid –19. Revista Olhares e Trilhas, v. 23, n. 2,p. 773-795, 2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60014.Acesso em: 04 fev. 2024.
Brasil. Lei n. 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus responsável pelo surto de 2019. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 7 fev. 2020.
Campinas. Decreto nº 20.768 de 16 de março de 2020. Dispõe sobre procedimentos a serem realizados durante o período de suspensão de atividades escolares. Disponível em: https://covid-19.campinas.sp.gov.br/legislacao/municipal#. Acesso em 18 de mai.2024.
Castro, Mayara Alves de; Alves, Maria Marly., & Castro, Debora Dias de . (2021). Educação infantil e pandemia: família e escola em tempos de isolamento social. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6679.
Callai, Cristiana; Maia, Marta Nidia Varella Gomes; Serpa, Andrea. O brincar livre em contexto de pandemia: gestos para pensar o currículo da Educação Infantil. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 534–545, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEspp534-545. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12667. Acesso em: 29 nov. 2024.
Koslinski, Mariane Campelo; Bartholo, Tiago Lisboa. A pandemia e as desigualdades de oportunidades de aprendizagem na educação infantil. Est. Aval. Educ., São Paulo , v. 32, e 08314, 2021 . Disponível em
Koslinski, Mariane Campelo; Xavier, Rosa Seleta de Souza Ferreira; Bartholo, Tiago Lisboa. Implementação do ensino remoto: Percepções dos professores e das famílias na Educação Infantil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. n. esp. 3, p. 2365–2385, 2022.
Laguna, Thalyta Freitas dos Santos; Hermanns Tanandra; Silva Ana Claudia Pinto da; Rodrigues Liana Nolibos; Abaid Josiane Lieberknecht Wathie. Ensino remoto: desafios dos pais na docência durante a pandemia. Rev. Bras. Saúde Mater Infantil [Internet]. 2021;21:393–401. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9304202100S200004. Acesso em 20.set.2024.
Leoncio, Silvana; Mesquita, Zilda; Rabelo, Rafaela. A comunicação via WhatsApp na interação escola e família na educação infantil durante a pandemia de COVID-19. Rev. Ibero-Americana de Est. em Educação, Araraquara, v.18, n.00, p.e 023055, 2023.
Machado Leticia Vier, FACCI Marilda Gonçalves Dias, BARROCO Sonia Mari Shima. Teoria das emoções em Vigotski. Psicol Estud [Internet]. 2011 Oct; 16(4):647–57. Available from: https://www.scielo.br/j/pe/a/cvL9hMXKctvZpzF3nLFdyYw/.
Medeiros, Angélica Yolanda Bueno Bejarano VALE de; PEREIRA, Eliane. Ramos, & SILVA, Rose Mary. Costa Rosa Andrade. Desafios das Famílias na Adaptação da Educação Infantil a Distância Durante a Pandemia de Covid-19: Relato de Experiência. EaD Em Foco, 10(3). 2020.
Silva, Alice Ferreira da. Boettger, Alicia Rodrigues Rocha. BenedettI, Mariana Dias. Linard, Valéria Ribeiro. Gáscon, Maria Rita Polo. Pandemia e a aprendizagem infantil - Percepção de pais e professores. Rev. psicopedag. [Online]. 2021, vol.38, n.117, suppl.1, pp.3-20. ISSN 0103-8486. https://doi.org/10.51207/2179-4057.20210038. Acesso em 14.out.2024.
Vigotski, Lev Semenovich, 1896-1934 V741L. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem/ Lev Semenovich Vigotski, Alexander Romanovich Luria, Alex N. Leontiev; tradução de: Maria da Pena Villalobos. - 11a Edição - São Paulo: ícone, 2010.
Vigotski, Lev S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001 (texto original de 1934).
Vinha Márcia Pileggi, Welcman Max. Quarta aula: a questão do meio na pedologia, Lev Semionovich Vigotski. Psicol USP [Internet]. 2010; 21(4):681–701. Available from: https://doi.org/10.1590/S0103-65642010000400003(texto (original de 1933).
Copyright (c) 2025 Imagens da Educação

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).







1.png)
