PROCESSOS FORMATIVOS NO ENSINO SUPERIOR COM PESSOAS IDOSAS: A UNATI COMO POTENCIALIZADORA DA INCLUSÃO DIGITAL

Palavras-chave: educação em nível superior; envelhecimento; competência digital

Resumo

As tecnologias digitais estão presentes nas diversas atividades cotidianas da sociedade, como é o caso da educação em nível superior com pessoas idosas. Embora os idosos não sejam uma geração que nasceu imersa nas tecnologias atuais, acabam por utilizá-las em razão do valor social delas, bem como pela facilidade de comunicação e interação que promovem. Entretanto, desafios podem ocorrer ao utilizarem esses recursos nos contextos formativos dos quais fazem parte. Assim, o presente artigo, caracterizado como pesquisa bibliográfica, tem como objetivo discutir a inserção da pessoa idosa no Ensino Superior, o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e o desenvolvimento de competências digitais para sua inclusão no mundo digital. A análise foi qualitativa e se dividiu em dois eixos temáticos: a) Educação para pessoas idosas no Nível Superior e b) Competências Digitais e a pessoa idosa em processos formativos. Os resultados indicaram: a demanda necessária de políticas para garantir o acesso e a permanência do idoso no Ensino Superior; o uso de estratégias educacionais para o desenvolvimento de competências digitais; a importância de investimentos na formação gerontológica dos professores, a fim de atuarem sem preconceitos e estereótipos junto aos idosos, sendo as UNATI (Universidades Abertas à Terceira Idade) contextos em potencial para a inclusão digital dos idosos.

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Biografia do Autor

Pamela Porto de Freitas, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), na linha "Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano". Professora na rede de educação básica do Paraná.

Luciane Guimarães Batistella Bianchini , Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Psicologia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Bernadete Lema Mazzafera, Universidade Pitágoras Unopar - UNOPAR

Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Pitágoras Unopar.  

Maria Clara Sampaio Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), na linha "Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano" como bolsista CAPES. Professora na rede de educação básica pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED).

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Publicado
2025-12-22
Como Citar
Freitas, P. P. de, Bianchini , L. G. B., Mazzafera, B. L., & Rodrigues, M. C. S. (2025). PROCESSOS FORMATIVOS NO ENSINO SUPERIOR COM PESSOAS IDOSAS: A UNATI COMO POTENCIALIZADORA DA INCLUSÃO DIGITAL. Imagens Da Educação , 15(4), 65-85. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v15i4.75502
Edição
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores