PROCESSOS FORMATIVOS NO ENSINO SUPERIOR COM PESSOAS IDOSAS: A UNATI COMO POTENCIALIZADORA DA INCLUSÃO DIGITAL
Resumo
As tecnologias digitais estão presentes nas diversas atividades cotidianas da sociedade, como é o caso da educação em nível superior com pessoas idosas. Embora os idosos não sejam uma geração que nasceu imersa nas tecnologias atuais, acabam por utilizá-las em razão do valor social delas, bem como pela facilidade de comunicação e interação que promovem. Entretanto, desafios podem ocorrer ao utilizarem esses recursos nos contextos formativos dos quais fazem parte. Assim, o presente artigo, caracterizado como pesquisa bibliográfica, tem como objetivo discutir a inserção da pessoa idosa no Ensino Superior, o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e o desenvolvimento de competências digitais para sua inclusão no mundo digital. A análise foi qualitativa e se dividiu em dois eixos temáticos: a) Educação para pessoas idosas no Nível Superior e b) Competências Digitais e a pessoa idosa em processos formativos. Os resultados indicaram: a demanda necessária de políticas para garantir o acesso e a permanência do idoso no Ensino Superior; o uso de estratégias educacionais para o desenvolvimento de competências digitais; a importância de investimentos na formação gerontológica dos professores, a fim de atuarem sem preconceitos e estereótipos junto aos idosos, sendo as UNATI (Universidades Abertas à Terceira Idade) contextos em potencial para a inclusão digital dos idosos.
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