EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES EM RELAÇÃO ÀS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR

Palavras-chave: Professores, Criança, Violência Escolar

Resumo

O espaço vida da escola, muitas vezes considerado seguro no imaginário simbólico dos atores que o compõe e da sociedade, tem cada vez mais se destacado como cenário para a materialização de inúmeras formas de violência. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve o objetivo de descrever as vivências de professores no cenário escolar, relacionadas aos comportamentos de violência perpetrados por estudantes. Por meio da técnica de Grupo Focal, em que participaram seis professores de escolas públicas de tempo integral, localizadas em Palmas, Tocantins, Brasil, foram estabelecidas as categorias “Sobre“viver” às violências: quando o agressor está dentro da sala de aula”, “Infância distorcida: quando o brincar dá lugar a agressividade e às violências” e, “A escola: de um espaço protegido a um lugar de medo e de insegurança”. Identificou-se que as vivências de professores e crianças, no cenário escolar, estão imersas em medo, insegurança e interações tensionadas.

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Biografia do Autor

Keila Barros Moreira, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde (PPGECS) da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Danielle Rosa Evangelista, Universidade Federal do Tocantins - UFT

 Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPG), Mestrado Profissional em Ciências da Saúde (MPCS) da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Leonora Rezende Pacheco, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora Adjunta na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Leidiene Ferreira Santos, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG).  Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde (PPGECS) da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publicado
2025-12-22
Como Citar
Moreira, K. B., Evangelista, D. R., Pacheco, L. R., & Santos, L. F. (2025). EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES EM RELAÇÃO ÀS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR. Imagens Da Educação , 15(4), 126-142. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v15i4.75540
Edição
Seção
Políticas Públicas e Gestão Educacional