EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES EM RELAÇÃO ÀS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR
Résumé
O espaço vida da escola, muitas vezes considerado seguro no imaginário simbólico dos atores que o compõe e da sociedade, tem cada vez mais se destacado como cenário para a materialização de inúmeras formas de violência. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve o objetivo de descrever as vivências de professores no cenário escolar, relacionadas aos comportamentos de violência perpetrados por estudantes. Por meio da técnica de Grupo Focal, em que participaram seis professores de escolas públicas de tempo integral, localizadas em Palmas, Tocantins, Brasil, foram estabelecidas as categorias “Sobre“viver” às violências: quando o agressor está dentro da sala de aula”, “Infância distorcida: quando o brincar dá lugar a agressividade e às violências” e, “A escola: de um espaço protegido a um lugar de medo e de insegurança”. Identificou-se que as vivências de professores e crianças, no cenário escolar, estão imersas em medo, insegurança e interações tensionadas.
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Références
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