<b>Estado e política pública de educação profissional: os motivos socioeconômicos e políticos e as razões educacionais e teórico-ideológicas da política educacional paranaense</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v2i2.17398

  • Roberto Antonio Deitos UNIOESTE, Cascavel, Paraná

Resumen

Este trabalho pretende-se analisar as relações/mediações entre Estado, mercado e força de trabalho e a política pública de educação profissional, buscando compreender e examinar os motivos socioeconômicos e políticos e as razões educacionais e teórico-ideológicas da política educacional paranaense, com ênfase para a implementada a partir do ano de 2003, particularmente nos governos de Roberto Requião e Beto Richa. Os objetivos delimitados como problema de estudo são: a) Estudar o referencial teórico que trata da relação entre Estado, mercado e força de trabalho e política pública de educação profissional para compreender aspectos socioeconômicos e políticos e as razões educacionais e teórico-ideológicas que ancoram essa questão, na implementação da política pública para a educação profissional no Estado do Paraná; b) Identificar as principais políticas públicas de educação profissional, no período recente, pós 2003, implementadas nos governos de Roberto Requião e Beto Richa no Estado do Paraná; c) Examinar as relações entre Estado, mercado e força de trabalho e política pública de educação profissional, buscando compreender as mediações que justificam os motivos socioeconômicos e políticos e as razões educacionais e teórico-ideológicas da política educacional para a educação profissional implementada no Estado do Paraná.

 

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Biografía del autor/a

Roberto Antonio Deitos, UNIOESTE, Cascavel, Paraná
Professor do Colegiado do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unioeste, Campus de Cascavel, CECA. Pedagogo. Mestre e Doutor em educação pela UNICAMP.
Publicado
2012-06-11
Cómo citar
Deitos, R. A. (2012). <b>Estado e política pública de educação profissional: os motivos socioeconômicos e políticos e as razões educacionais e teórico-ideológicas da política educacional paranaense</b&gt; - doi: 10.4025/imagenseduc.v2i2.17398. Imagens Da Educação , 2(2), 75-86. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v2i2.17398
Sección
Políticas Públicas