<b>La escuela en el escenario discursivo crítico contemporáneo</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v2i2.17403
Abstract
O pensamento crítico tem se diversificado e tornado ainda mais complexo com a “entrada em cena”, nos últimos anos, de questionamentos pós-estruturalistas que compartilham espaços discursivos no âmbito acadêmico com as perspectivas de cunho marxista e neomarxista tipicamente modernas. Talvez possa resultar útil revisar o itinerário da crítica contemporânea desde sua origem moderna, de inspiração puramente marxista, até o atual cenário em que convergem variadas perspectivas. Que valorizações recebe a escola nas distintas expressões da crítica nesse trajeto? Este artigo pretende abordar esta questão distinguindo certas versões mais céticas das escolas daquelas que tem-lhe dado um impulso renovador. Todas elas, a seu modo, tem proporcionado elementos conceituais que permitem a construção de discursos alternativos sobre a educação escolar das sociedades contemporâneas, apartados dos questionamentos ingênuos e apologéticos da ortodoxia dominante
Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).