<b>Formação em gestão escolar: perspectivas para gestão democrática na escola</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i1.19454
Abstract
O presente texto aborda a política de formação de gestores da educação básica focalizando o programa nacional escola de gestores, por meio do curso de especialização em gestão escolar da Universidade Federal Oeste do Pará/UFOPA a partir dos projetos de intervenção e sua contribuição para a prática da gestão escolar. Considera-se que na definição e operacionalização dessa proposta houve a intervenção de setores da sociedade civil organizada, o que lhe emprestou uma configuração singular no plano das políticas públicas em educação. Fazemos inicialmente a discussão sobre a questão da gestão educacional e o processo de formação continuada, enfatizando as exigências e demandas de formação para a implementação da gestão democrática na escola, tendo como fio condutor o projeto político pedagógico e o gestor escolar como ator e papel fundamental para esse processo. Apresentamos a intervenção na realidade educação com ênfase nos projetos de intervenção, como forma de demarcar mudanças e continuidades, bem como de contribuir para o enriquecimento na formação do gestor escolar do suporte teórico prático, e fortalecimento do processo de reflexão ação na realidade educacional, bem como o fortalecimento da gestão democrática nas escolas públicasDownloads
Metrics
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).