<b>Reflexões sobre as estratégias na educação infantil</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i1.19787
Abstract
A difusão do capitalismo comercial nas relações de produção contribuiu para inculcar, nas escolas, o conceito da produtividade fabril. Nesse contexto, a educação infantil tornou-se, também, terreno fértil para a utilização de estratégias caracterizadas por manter as crianças atreladas a atividades consideradas produtivas durante sua permanência nas instituições. O presente artigo é fruto de parte da pesquisa intitulada Planejamento na Educação Infantil: reflexões sobre teorias e práticas realizada com os professores da rede municipal de ensino do município de Itajaí. O objetivo foi caracterizar o planejamento e a prática dos professores através de suas explanações a respeito, e a relação de seus modos de planejar com as teorias curriculares que dizem adotar. Embasando-se, principalmente, nos estudos de Kramer (1991), Barbosa e Horn (2008), Barbosa (2006) e Junqueira Filho (2008), conclui-se que o planejamento das estratégias na realidade pesquisada visa o cunho das atividades com papel como principal estratégia pedagógica priorizada no planejamento, em detrimento aos pressupostos presentes nas teorias de projetos e temas geradoresDownloads
Metrics
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).