Investigando o conceito de simetria nas aulas de matemática: uma proposta para o nono ano do ensino fundamental

  • Lidiane Schimitz Lopes Universidade Federal de Pelotas
  • Gilson Leandro Pacheco Alves Universidade Federal de Pelotas
  • André Luís Andrejew Ferreira Universidade Federal de Pelotas

Abstract

Este artigo apresenta um panorama acerca da didática da matemática e da simetria como conhecimento, além de uma proposta de atividade direcionada à educação básica. A análise é feita à luz de teorias que envolvem a didática da matemática, conhecimento e considerações sobre a relevância da (re)construção do contexto dos objetos matemáticos. Analisando padrões simétricos ao longo da história, percebe-se que a etnomatemática contempla a ligação entre o conhecimento matemático e o respectivo momento cultural. Neste trabalho, sugere-se e analisa-se a aplicação de uma abordagem das transformações geométricas na qual se utilizam materiais de baixo valor financeiro, possível de ser realizada em turmas numerosas de escolas de poucos recursos.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Lidiane Schimitz Lopes, Universidade Federal de Pelotas
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECM da UFPel. Especialista em Estudos Matemáticos - Ênfase em Educação Matemática pela UFPel. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Pampa.
Gilson Leandro Pacheco Alves, Universidade Federal de Pelotas
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECM da UFPel. Especialista em Estudos Matemáticos - Ênfase em Educação Matemática pela UFPel. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Pampa.
André Luís Andrejew Ferreira, Universidade Federal de Pelotas
Doutor em Informática na Educação pelo PPGIE/UFRGS. Professor adjunto na Universidade Federal de Pelotas.
Published
2015-03-04
How to Cite
Lopes, L. S., Alves, G. L. P., & Ferreira, A. L. A. (2015). Investigando o conceito de simetria nas aulas de matemática: uma proposta para o nono ano do ensino fundamental. Imagens Da Educação , 5(1), 69-81. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v5i1.24919
Section
Teaching and Learning