O estresse no trabalho do professor

  • Lidia Natalia Dobrianskyj Weber Universidade Federal do Paraná
  • Célio Rodrigues Leite Universidade Federal do Paraná - UFPR Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED
  • Gisele Regina Stasiak Universidade Federal do Paraná
  • Cristiani Aparecida da Silva Santos Universidade Federal do Paraná - UFPR Bolsista CAPES
  • Rosina Forteski Universidade Federal do Paraná Bolsista CAPES

Resumen

Na atividade docente muitos professores são afetados pelo estresse gerado por uma variedade de fontes e que pode ter efeitos adversos na sua saúde global. Durante a última década, a contínua desvalorização e as dificuldades enfrentadas nas relações interpessoais no trabalho têm sido fatores que elevaram os níveis de estresse docente no Brasil. Esta pesquisa objetivou examinar as diferentes fontes de estresse entre professores da educação infantil, ensino fundamental e médio e suas correlações e relações com variáveis demográficas e de história de vida dos participantes. 270 professores da rede pública de ensino responderam ao Inventário de Estresse do Professor (Teacher Stress Inventory). A análise dos dados mostrou a importância de investir nas relações interpessoais no ambiente escolar, pois a falta de apoio mútuo dos diretores apareceu como uma das fontes mais relevantes de estresse. O fator disciplina e motivação dos alunos foi percebido pelos professores como a maior fonte de estresse no trabalho. Sugere-se que buscar a melhoria nas relações interpessoais no ambiente escolar e melhorar fatores relacionados à disciplina e motivação dos alunos pode contribuir significativamente para a qualidade de vida dos professores e, consequentemente, os alunos também serão beneficiados no seu processo de aprendizagem.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Lidia Natalia Dobrianskyj Weber, Universidade Federal do Paraná
Lidia Natalia Dobrianskyj Weber é psicóloga, especialista em Antropologia Filosófica e em Origens Científicas e Filosóficas da Psicologia, mestre e doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Pós-doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde na Universidade de Brasília. Atualmente é professora sênior e orientadora de Mestrado e Doutorado em Educação da UFPR e aposentada como professora Associada IV do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná. Atual membro do Conselho Científico da Association Francophone de Psychologie et Psychopathologie de l'enfant et l'adolescente (Paris, 2012); Membro da diretoria do Conselho Regional de Psicologia (1986-1992); Representante latino-americana da Society of Research in Community Psychology da American Psyhological Association (1999-2005); Correspondente internacional da revista Journal de Psychologues de Paris (1998-2006); Editora da revista Interação em Psicologia (2000-2006); Parecerista de revistas e agências nacionais e internacionais; recebeu convites para proferir palestras em diferentes congressos nacionais e internacionais (França, Bélgica, Marrocos, Portugal, Itália, Espanha, Holanda, Rússia, Alemanha); recebeu diferentes travel awards integrais dos congressos para apresentar seus trabalhos de pesquisa em eventos internacionais. Publicou dezenas de artigos em revistas especializadas, capítulos de livros e doze livros e tem sido consultora de diferentes mídias sobre matérias que envolvem psicologia e proferido palestras em todo Brasil. Atua na área de Psicologia, como pesquisadora e palestrante, com ênfase em Estilos e Práticas Educativas Parentais, Abandono e Adoção e Relacionamento Amoroso.
Célio Rodrigues Leite, Universidade Federal do Paraná - UFPR Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED
Doutorando em Educação, pela UFPR, mestre em Educação UA/UFSCAR (2008), Pedagogo e professor da Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná.
Gisele Regina Stasiak, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2010). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2004), formação em Terapia Comportamental e Cognitiva pelo Centro de Estudos de terapia Comportamental e Cognitiva (CETECC) (2005), especialização em Intervenção Cognitiva pela Faculdade Martinus (2007) e Atualmente é professora da Faculdade Sant´Ana (Ponta Grossa/PR) e atende como psicóloga clínica na abordagem Analítico Comportamental. Seus temas de atuação são: práticas educativas parentais, família, contexto escolar, estresse, desenvolvimento humano.

Cristiani Aparecida da Silva Santos, Universidade Federal do Paraná - UFPR Bolsista CAPES

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2012). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Família, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas educativas parentais, práticas docentes, grupo de pais, grupo de habilidades sociais infantis, psicoterapia infantil e adulto.

Bolsita CAPES

Rosina Forteski, Universidade Federal do Paraná Bolsista CAPES

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Psicóloga pela Fameg Uniasselvi (2012)

Bolsita CAPES

Publicado
2015-11-12
Cómo citar
Dobrianskyj Weber, L. N., Leite, C. R., Stasiak, G. R., da Silva Santos, C. A., & Forteski, R. (2015). O estresse no trabalho do professor. Imagens Da Educação , 5(3), 40-52. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v5i3.25789
Sección
Políticas Públicas