Modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar segundo as orientações didáticas presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais
Abstract
Este artigo apresenta uma interpretação das estratégias de ações de um grupo de seis
alunos do quinto ano do ensino fundamental, de uma escola pública do Paraná,
durante o desenvolvimento de uma tarefa de Modelagem, na perspectiva da Educação
Matemática. Sob a ótica da Teoria dos Campos Conceituais, buscamos explicitar tais
estratégias, reveladas por meio de expressões simbólicas, verbais e por indicativos de
invariantes operatórios. Ademais, a Teoria dos Campos Conceituais se faz consoante
com as orientações didáticas dos Parâmetros Curriculares Nacionais, no que tange as
operações com números Naturais e aos significados necessários à estrutura aditiva e
multiplicativa. As análises apresentadas evidenciaram que a inserção de tarefas de
Modelagem favorece o desenvolvimento de diferentes estratégias de ações, pelas
crianças, a partir das ferramentas matemáticas de que dispõem, bem como,
explicitação e validação dos passos utilizados durante o desenvolvimento de uma
tarefa de Modelagem.
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