Hugo de Saint-Victor: considerações de um clássico sobre questões educacionais
Abstract
Este estudo analisa a importância da escrita e da leitura e suas relações com questões educacionais no contexto da primeira metade do século XII, destacando a influência que exerceram na formação social dos homens. O propósito é refletir sobre o fato de que, nesse período, devido às alterações ocorridas no medievo, relacionadas ao renascimento das cidades e do comércio, o homem buscava um entendimento de mundo não mais se pautado somente nos ensinamentos religiosos, mas, na razão. Dessa forma, objetiva-se entender o pensamento de Hugo de São Vitor (1096-1141), mestre vitorino que discorria sobre a importância do estudo, da leitura e da ética na conduta humana para se alcançar a sabedoria. Para ele, pela prática do ato de ler e refletir, o homem usa a inteligência e, assim, desenvolve o conhecimento necessário para a formação moral e intelectual. Consideramos que o estudo de autores clássicos nos conduz à compreensão do passado, bem como de questões sobre a História da Educação, possibilitando uma reflexão sobre os valores que independem do período histórico para serem considerados essenciais para a formação humana.
Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).