SURDEZ E DEFICIÊNCIA AUDITIVA

DIFERENÇAS NA COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS

Palavras-chave: Bilinguismo; surdez; deficiência auditiva; educação escolar

Resumo

A educação escolar de surdos é uma temática polêmica e complexa, de compreensão, muitas vezes equivocada, conforme os diferentes paradigmas e perspectivas de ensino, como a corrente oralista, a comunicação total e às atuais discussões acerca do bilinguismo. O presente texto trata-se de um estudo bibliográfico, de natureza qualitativa, elaborado com base em autores e pesquisadores que tomam a educação bilíngue como constitutiva da identidade dos estudantes surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras), e em algumas legislações federais que asseguram direitos desses alunos.  Nesta discussão, propomos o objetivo de discutir aspectos fundamentais ligados à surdez, à deficiência auditiva e à educação bilíngue de surdos na atualidade. Para isso, este artigo contém, além da parte introdutória de sua apresentação, subtópicos sobre a dualidade deficiência auditiva e surdez, suas implicações etiológicas, fisiológicas e conceituais; também, tecemos reflexões sobre identidade e cultura surda; refletimos sobre as abordagens de ensino de surdos e o ensino de Libras como artefato de identidade cultural; por fim, discutimos sobre a educação bilíngue de surdos enquanto modalidade de ensino. Os resultados mostram que a educação de surdos em uma perspectiva bilíngue é um tema amplo e atual, objeto de estudo de pesquisadores, professores e gestores educacionais, bem como pauta de criação e alteração de legislação, contudo, concebemos que as políticas públicas devem estar alinhadas às necessidades da comunidade surda, no entendimento de que a língua de sinais pode ser premissa para a aprendizagem e desenvolvimento do surdo que dela fizer uso, desde a mais tenra idade, seguida, depois de sua aquisição, da aprendizagem do português escrito, como segunda língua, portanto bilíngue.

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Biografia do Autor

Lucilia Vernaschi de Oliveira, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) na área de Educação Especial, do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Umuarama.

Elaine Tótoli de Oliveira, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Professora de Libras no Instituto Federal do Paraná (IFPR). 

Emanuelle Tótoli de Oliveira Cezário, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da rede municipal de Umuarama/Pr.

Tatiana Lemes de Araújo Batista, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da rede municipal de Mandaguari-Pr.

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Publicado
2024-03-26
Como Citar
Oliveira, L. V. de, Oliveira, E. T. de, Cezário, E. T. de O., & Batista, T. L. de A. (2024). SURDEZ E DEFICIÊNCIA AUDITIVA. Imagens Da Educação , 14(1), 95-118. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v14i1.64935
Edição
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores