<b>Identificação política dos jesuítas ao estado: o teor da crítica contemporânea</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i1.20116
Resumen
Neste artigo, examino o teor das interpretações que na atualidade são produzidas a respeito da ação dos jesuítas no período colonial. Analiso alguns intelectuais cujas ideias revelam a permanência de criticas efetuadas por outros autores no decorrer da história, mas que substancialmente veiculam haver uma identificação entre os interesses espirituais, doutrinários e formativos dos jesuítas e os interesses econômicos da burguesia mercantil. O objetivo é mostrar que essas interpretações, mais do que revelar o conteúdo histórico da época colonial, a complexidade própria da sociedade em que os jesuítas agiam, mostram-se comprometidas com as questões que movem esses intelectuais na atualidade. Ou seja, de meu ponto de vista, as interpretações a respeito dos jesuítas também são produtos da história, estando, portanto, motivadas pelas questões em que esses intelectuais estão envolvidos. Assim, à medida que revelam o comprometimento dos intelectuais com a sociedade atual, tais interpretações cumprem também uma função política.
Descargas
Metrics
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).