As concepções prévias, os recursos tradicionais e as tecnologias digitais no ensino de astronomia

  • Josué Antunes de Macêdo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG
  • Marcos Rincon Voelzke Universidade Cruzeiro do Sul

Resumen

Apesar de fazer parte dos documentos oficiais, a astronomia raramente é ensinada adequadamente na educação básica. As tecnologias digitais são comumente utilizadas pelos jovens e renegadas pela maioria dos docentes. Nesse sentido, desenvolveu-se uma pesquisa com o objetivo de apontar as potencialidades da utilização de tecnologias digitais no ensino de astronomia. Ofereceu-se um curso de aperfeiçoamento em astronomia cuja meta era levar os participantes a compreenderem os fenômenos astronômicos. Seguiram-se as seguintes etapas: i) análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) das licenciaturas do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG); ii) análise das pré-concepções dos alunos em relação à astronomia e às tecnologias digitais; iii) elaboração do curso; iv) aplicação da proposta de ensino. A amostra constituiu-se de 32 alunos dos cursos de Física, Matemática e Ciências Biológicas. Utilizou-se a metodologia qualiquantitativa, combinada com análise de conteúdo. Os resultados apontam que no IFNMG apenas o Curso de Licenciatura em Física contempla conteúdos de astronomia diluídos em várias disciplinas do currículo; índices baixos de conhecimentos prévios dos alunos em relação à astronomia; evidências de aprendizagem significativa dos conceitos relacionados à astronomia, bem como viabilidade da utilização de recursos envolvendo as tecnologias digitais no ensino de astronomia.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Josué Antunes de Macêdo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG
Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (SP). Mestre em em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC Minas (2009). Especialista em Matemática Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros (1999). Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros (1996) e Graduado em Física pela Universidade Iguaçú (2001). Ex-professor da Universidade Estadual de Montes Claros. Ex-Diretor Acadêmico do Instituto Superior de Educação Ibituruna - ISEIB. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Matemática, Física, Educação e Gestão de IES, atuando principalmente nos seguinte temas: Ensino de Física, Ensino de Matemática, Formação de Professores, Tecnologias Aplicada à Educação e Propostas de Ensino.
Marcos Rincon Voelzke, Universidade Cruzeiro do Sul
Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Publicado
2014-11-19
Cómo citar
Macêdo, J. A. de, & Voelzke, M. R. (2014). As concepções prévias, os recursos tradicionais e as tecnologias digitais no ensino de astronomia. Imagens Da Educação , 4(3), 49 - 61. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v4i3.23840
Sección
Ensino e Aprendizagem