<b>Convivência escolar: uma reflexão a partir do ponto de vista do professor e do aluno</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v2i3.18357

  • Célio Rodrigues Leite Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED Prefeitura Municipal de Pinhais
  • Pablo Valdivieso Tocornal Faculdad de Ciencias Sociales Universidad de Chile

Résumé

Este estudo intitulado Convivência Escolar: uma reflexão a partir do ponto de vista do professor e do aluno a respeito do clima escolar aborda a temática sobre a resolução dos conflitos no ambiente escolar. Teve como objetivo analisar os depoimentos de professores e alunos sobre a temática acima, usando como metodologia a técnica do grupo focal, onde os participantes podem opinar sobre determinado assunto, numa roda de discussão. A pesquisa envolveu dez professores e dez alunos, todos voluntários. Os encontros foram realizados numa escola pública da Região Metropolitana de Curitiba, em momentos distintos, com a presença de um mediador da discussão e registrados em áudio, a fala dos participantes. A partir da tabulação dos dados coletados durante as discussões e análise dessas informações se confirmou que as instituições de ensino, com raras exceções têm enfrentado muitos problemas referentes à conduta dos seus professores e funcionários diante dos conflitos que ocorrem diariamente no ambiente escolar, entre professores e alunos. As relações conflituosas estão cada vez mais frequentes dentro das escolas. Apesar de professores e alunos apontarem diferentes justificativas para as ocorrências conflituosas, se percebe que ambos concordam que o resgate dos princípios fundamentais e o estabelecimento de regras claras, objetivas e conhecidas por todos pode ser o caminho para a superação das dificuldades apontadas.

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Bibliographies de l'auteur

Célio Rodrigues Leite, Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED Prefeitura Municipal de Pinhais
Mestre em Educação UA/UFSCAR, pedagogo e professor da Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná, exercendo atualmente o cargo de Secretário Municipal de Educação de Pinhais - PR
Pablo Valdivieso Tocornal, Faculdad de Ciencias Sociales Universidad de Chile

Docente Universidad Americana - Py

Psicólogo de la Universidad de Chile y Doctor en Psicología Social Universidad de Granada, España.

Actualmente es académico, Subdirector y Coordinador de Extensión y Servicios del Departamento de Psicología de la Universidad de Chile.

Ha sido docente y ha cumplido labores de gestión académica en esta y otras universidades, por más de una década.

Ha desarrollado también una vasta experiencia como asesor en materias curriculares a instituciones de educación superior, y en materias de gestión y convivencia escolar en liceos públicos.

Fue Coordinador del Proyecto Liceos Prioritarios –MINEDUC, en el Departamento de Psicología de la Universidad de Chile; evaluador de Proyectos para el fondo de innovación académica del programa para el Mejoramiento de la calidad y la equidad de la Educación Superior (MECESUP); Consultor Consejo Nacional de Educación; Vicecoordinador Nacional del Proyecto Montegrande, del Ministerio de Educación y asesor del Mineduc en gestión institucional y Recursos Humanos.

Su línea de especialización es la Psicología Social y la Convivencia Escolar.

 

Publiée
2012-10-16
Comment citer
Leite, C. R., & Tocornal, P. V. (2012). <b>Convivência escolar: uma reflexão a partir do ponto de vista do professor e do aluno</b&gt; - doi: 10.4025/imagenseduc.v2i3.18357. Imagens Da Educação , 2(3), 45-53. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v2i3.18357
Rubrique
Ensino e Aprendizagem