<b>Convivência escolar: uma reflexão a partir do ponto de vista do professor e do aluno</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v2i3.18357
Résumé
Este estudo intitulado Convivência Escolar: uma reflexão a partir do ponto de vista do professor e do aluno a respeito do clima escolar aborda a temática sobre a resolução dos conflitos no ambiente escolar. Teve como objetivo analisar os depoimentos de professores e alunos sobre a temática acima, usando como metodologia a técnica do grupo focal, onde os participantes podem opinar sobre determinado assunto, numa roda de discussão. A pesquisa envolveu dez professores e dez alunos, todos voluntários. Os encontros foram realizados numa escola pública da Região Metropolitana de Curitiba, em momentos distintos, com a presença de um mediador da discussão e registrados em áudio, a fala dos participantes. A partir da tabulação dos dados coletados durante as discussões e análise dessas informações se confirmou que as instituições de ensino, com raras exceções têm enfrentado muitos problemas referentes à conduta dos seus professores e funcionários diante dos conflitos que ocorrem diariamente no ambiente escolar, entre professores e alunos. As relações conflituosas estão cada vez mais frequentes dentro das escolas. Apesar de professores e alunos apontarem diferentes justificativas para as ocorrências conflituosas, se percebe que ambos concordam que o resgate dos princípios fundamentais e o estabelecimento de regras claras, objetivas e conhecidas por todos pode ser o caminho para a superação das dificuldades apontadas.
Téléchargements
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).