<b>Imprensa periódica e a centralidade da educação no início do século XX</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i1.19439

  • Claudia Maria Petchak Zanlorenzi Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG
  • Maria Isabel Moura Nascimento Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG

Résumé

O presente artigo tem por objetivo discutir sobre a relação entre imprensa pedagógica e educação no início do século XX. Para tanto, será dada ênfase ao papel central destacado à educação tendo como base os excertos da revista “A Escola”, do Grêmio de Professores Públicos do Estado do Paraná, no qual é possível inferir a disseminação do liberalismo na educação e como o mesmo efetivamente estava presente no projeto para o magistério, via impresso pedagógico. Será abordado, primeiramente sobre o papel desempenhado pela imprensa pedagógica, em seguida será discutido sobre a centralidade da educação após a proclamação da República.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur

Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG

Doutoranda em História da Educação (UEPG), membro do grupo de Pesquisa HISTEDBR–Campos Gerais. aecmari@gmail.com.

Maria Isabel Moura Nascimento, Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR – UEPG, Coordenadora do Grupo de pesquisa História e Sociedade nos Campos Gerais-PR (HISTEDBR -UEPG)

Publiée
2013-03-14
Comment citer
Zanlorenzi, C. M. P., & Nascimento, M. I. M. (2013). <b>Imprensa periódica e a centralidade da educação no início do século XX</b&gt; - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i1.19439. Imagens Da Educação , 3(1), 11-18. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v3i1.19439
Rubrique
Estudos Históricos e filosóficos da Educação