Progresso, civilização e religião: múltiplas dimensões da educação em Uberabinha, MG, na Primeira República (1889-1930) - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i3.21435

  • Luciana Beatriz de Oliveira Bar de Carvalho Universidade de Uberaba - Uniube Docente do Programa de Mestrado em Educação Docente do Curso de Pedagogia Coordenadora Institucional do PIBID/UNIUBE Coordenadora Institucional do OBEDUC/PROLER/UNIUBE
  • Carlos Henrique de Carvalho

Résumé

Este artigo visa resgatar a História da Educação em Uberabinha, MG, no período da Primeira República (1889 a 1930), para que, a partir dessa trajetória histórico-educacional, bem como de sua análise e interpretação, possa se promover a interligação entre o estudo regional e o nacional. A compreensão dessa dinâmica servirá de base para a comparação e análise dos fatos e discussões educacionais encontrados na documentação oficial, principalmente nas atas da Câmara Municipal, nas reportagens presentes na imprensa local e nos temas abordados pela bibliografia especializada. Dessa forma, tendo como foco a organização do ensino público em Uberabinha, procuramos esboçar um mapa da educação pública nacional, que se materializa e ganha vida nos estabelecimentos educacionais uberabinhenses e nos quais é possível detectar suas contradições, seus avanços e retrocessos, suas rupturas e continuidades.  Para tal, a educação será abordada como tema geral e, como subtemas, algumas questões que lhe são correlatas no contexto sócio-político-econômico do período da pesquisa, que são o civismo/patriotismo, a idéia de ordem e progresso, além dos aspectos da religião. Assim sendo, buscamos identificar como essas questões se apresentaram na realidade brasileira e como elas influenciaram na composição do cenário educacional uberabinhense e nacional.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Carlos Henrique de Carvalho
Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Publiée
2013-10-29
Comment citer
de Carvalho, L. B. de O. B., & Carvalho, C. H. de. (2013). Progresso, civilização e religião: múltiplas dimensões da educação em Uberabinha, MG, na Primeira República (1889-1930) - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i3.21435. Imagens Da Educação , 3(3), 10-21. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v3i3.21435
Rubrique
Estudos Históricos e filosóficos da Educação