<b>Políticas de formação e formação política: possibilidades e desafios para o curso de Pedagogia</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i3.13032
Resumen
A política educacional para formação de educadores no Brasil é normatizada por diretrizes curriculares e vem sendo influenciada por propostas educativas de organismos internacionais. Preocupadas com a educação para cidadania voltamos nossos estudos para a formação política do educador, mais especificamente no curso de Pedagogia. Nosso objetivo é refletir sobre a formação do pedagogo a partir da análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) de Pedagogia, buscando articular com a possibilidade de uma formação política na universidade. Iniciamos este artigo discutindo a responsabilidade social da universidade em formar o profissional crítico e político, fundamentados em Sobrinho (2005) e Santos (2005). O sentido da política e da ação e constituição do sujeito político foi articulado a partir do pensamento de Arendt (1990, 1998, 2008, 2009) e Novaes (2007). Essa sustentação teórica nos permitiu apresentar os resultados da análise das DCN's. O estudo indica algumas contradições que permeiam o Ensino Superior. Um dos aspectos diz respeito à fragilidade da formação política pedagógica, outro, refere-se à universidade, que mesmo instituída por normas, se produz também como sujeito coletivo instituinte.Descargas
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Publicado
2011-10-03
Cómo citar
de Oliveira, R. G., Borssoi, B. L., & Genro, M. E. H. (2011). <b>Políticas de formação e formação política: possibilidades e desafios para o curso de Pedagogia</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i3.13032. Imagens Da Educação , 1(3), 65-76. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v1i3.13032
Número
Sección
Políticas Públicas
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).