Anotações sobre a verdade: interlocuções com a educação escolarizada

  • Fabiane Olegário Centro Universitário Univates
  • Ana Paula Crizel Centro Universitário Univates
Palavras-chave: escola, governamento, verdade

Resumo

Este artigo baseia-se em uma revisão bibliográfica a partir de problemas que são tensionados pelo Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/Univates/CNPq). Traz, inicialmente, algumas proposições para pensar a instituição escolar como uma maquinaria que faz circular um conjunto de forças engendradas a fim de constituírem saberes e práticas escolarizadas, por sua vez, colocando em funcionamento uma determinada forma de vida marcada pela razão. Para muito além de apenas repassar conteúdos previamente determinados, a escola é entendida como um espaço de aprendizagens obrigatória, pública e gratuita. Sobretudo, é legitimada a dizer a verdade sobre os sujeitos, idealizando a pedagogia e a didática. Algumas questões parecem-nos relevantes, tais como: como conduzir a conduta do outro? Como governá-lo na sala de aula, no pátio, no corredor, em todos os espaços disponíveis? Quais os possíveis efeitos das práticas de condução na constituição da subjetividade do outro? Interessa-nos suspender as verdades sobre os processos de governamento presentes na escola, provocando pequenas fissuras no modo de olhar. Além disso, parece-nos pertinente pensar no espaço que a escola ocupa, visto que, por mais que se anuncie a sua crise, está encaixada no discurso capitalista neoliberal, reforçando a ideia de flexibilidade. Mais ainda, não abre mão dos processos de docilidade e investe na lógica competitiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiane Olegário, Centro Universitário Univates
Mestre em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Docente no curso de Pedagogia e Coordenadora do Subprojeto Pibid - Pedagogia 2 do Centro Universitário Univates.
Ana Paula Crizel, Centro Universitário Univates
Licenciada em Pedagogia e Mestranda em Ensino pelo Centro Universitário Univates. Bolsista FAPERGS/CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/Univates/CNPq).
Publicado
2015-11-12
Como Citar
Olegário, F., & Crizel, A. P. (2015). Anotações sobre a verdade: interlocuções com a educação escolarizada. Imagens Da Educação , 5(3), 96-103. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v5i3.27163
Seção
Estudos Históricos e filosóficos da Educação