O Ensino Religioso em face da aprendizagem significativa: questões epistemológicas e pedagógicas

  • Jorge Maurício da Silva Brito Faculdade de Teologia e Ciências Humanas - FATECH
  • Joezer Rezende das Chagas Faculdade de Teoogia e Ciências Humanas - FATECH
Palavras-chave: Aprendizagem. Significativa, Epistemológico, Pedagógico, Ensino, Religioso

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise das questões epistemológicas e pedagógicas do Ensino Religioso (ER)em face da aprendizagem significativa. Para tanto se utilizou, principalmente, das contribuições de Piaget (1979), Vygotski (1991), Ausubel (1973) e Morin (2000), além de alguns autores contemporâneos, o que permitiu conceber uma interface entre a construção do conhecimento do fenômeno religioso e a sua sistematização para a prática docente no âmbito da educação escolar. Como resultado principal verificou-se que o ER precisa se ajustar a um modelo de pensamento mais holístico e reflexivo, oportunizando uma boa articulação entre teoria, prática e experiência. Isso, em consequência, revelou que o fenômeno religioso ainda continua hostilizado às abstrações puramente academicistas e racionalistas, reduzindo a experiência religiosa à conjecturas teórico-conceituais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Maurício da Silva Brito, Faculdade de Teologia e Ciências Humanas - FATECH

Bacharel em Química pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1997), Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas - FATECH (2011). Coordenador do Curso de Bacharel em Teologia, da Faculdade de Teologia e Ciências Humanas - FATECH (2014-Atual).

Joezer Rezende das Chagas, Faculdade de Teoogia e Ciências Humanas - FATECH

Possui Graduação em Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas (2007), Especialização em Ensino Religioso (2011), em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional (2012), em Gestão e Docência no Ensino Superior (2013), em Educação Profissional (2014), em Gestão Estratégica de Pessoas (em andamento) pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas. Professor na Faculdade de Teologia e Ciências Humanas. Diretor Geral da Faculdade de Teologia e Ciências Humanas (Faculdade FATECH). Doctor Honoris Causa e Mestre em Educação por Honorable Academia Mundial de Educación (2014), Doctor Honoris Causa en Investigación pela Sociedad Mundial de Investigación en Ciencia, Tecnología Humanidades e Innovación (2014), Título Honorífico de Educador de Excelencia Internacional por EDUMUN - Educación Mundial (2014)

Publicado
2016-09-16
Como Citar
Brito, J. M. da S., & Chagas, J. R. das. (2016). O Ensino Religioso em face da aprendizagem significativa: questões epistemológicas e pedagógicas. Imagens Da Educação , 6(3), 74-83. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v6i3.29033
Seção
Ensino e Aprendizagem