A expansão do ensino fundamental na rede municipal de ensino de Dois Vizinhos (Paraná) na percepção dos profissionais da educação

  • Rosangela Maria Boeno Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Dois Vizinhos
  • Maria Elisabeth Blanck Miguel Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
Palavras-chave: Educação, processo ensino-aprendizagem, ensino municipal

Resumo

Este texto apresenta resultados de pesquisa realizada junto aos profissionais da Rede Municipal de Ensino do Município de Dois Vizinhos (PR) sobre a expansão do Ensino Fundamental para nove anos. Parte de uma contextualização do processo de implantação dessa nova forma de organização do Ensino Fundamental, nos níveis federal e estadual. Teve como objetivos principais analisar como os professores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino do município de Dois Vizinhos, PR, compreendem a expansão do Ensino Fundamental para nove anos em termos pedagógicos e, constatar se essa implantação, na visão da equipe pedagógica, vem resultando ou não na melhoria do ensino ofertado aos alunos da referida rede municipal. A investigação fundamentou-se em estudo documental e bibliográfico, considerando-se também a legislação e documentos oficiais. O resultado da investigação indica que houve melhoria no processo ensino-aprendizagem dos alunos.

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Biografia do Autor

Rosangela Maria Boeno, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Dois Vizinhos
Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Possui mestrado em Educação pela PUCPR. Atualmente é professora do magistério superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Dois Vizinhos. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: políticas educacionais, formação de professores e processo ensino-aprendizagem.
Maria Elisabeth Blanck Miguel, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
Doutora em História e Filosofia da Educação (1992) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo/SP. Mestre em Educação (1979) pela Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR.Professora Titular em História da Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Interesse Acadêmico: História da formação de professores. Processo histórico da educação no Paraná. Legislação educacional paranaense. Matrizes teóricas da educação: Escola Nova.
Publicado
2016-09-16
Como Citar
Boeno, R. M., & Miguel, M. E. B. (2016). A expansão do ensino fundamental na rede municipal de ensino de Dois Vizinhos (Paraná) na percepção dos profissionais da educação. Imagens Da Educação , 6(3), 1-13. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v6i3.32035
Seção
Políticas Públicas