A APTIDÃO TECNOLÓGICA DOS ALUNOS ÀS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

  • Solange Aparecida Loch
  • Virgilio Manuel Bernardino
  • Juliano Domingues da Silva
Palavras-chave: Novas Tecnologias, Demografia, Desempenho escolar, Ensino de Geografia

Resumo

Compreender a percepção e o desempenho dos alunos sobre o uso de tecnologias para o ensino de geografia é um passo crucial para a disseminação e consolidação de novas metodologias entre os docentes. A principal contribuição desta pesquisa é aprofundar a compreensão dos fatores que afetam o aprendizado dos estudantes frente às novas tecnologias. A análise de regressão múltipla foi utilizada para analisar os dados recolhidos a partir de 44 alunos da turma de geografia do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Antonio Teodoro de Oliveira, Campo Mourão, PR. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário adaptado da escala de Technology Acceptance Model (TAM), apresentando a percepção dos alunos na utilidade e facilidade de uso do computador para pesquisas em sites de buscas, criação de vídeos e interação em redes sociais para disseminação de conteúdos. Além disso, este estudo investiga o efeito direto da aceitação da tecnologia por parte dos educandos e o seu desempenho escolar acerca do tema demografia e suas interconexões com o contexto social. Os resultados sugerem que a aceitação de tecnologias impacta diretamente no aprendizado dos alunos, além disso, verificou-se que os que possuem treinamento em informática alcançaram melhores desempenhos e que não há diferença no aprendizado em relação ao gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Aparecida Loch
Acadêmica do curso de Geografia pela Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão.
Virgilio Manuel Bernardino
Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Integrante do Núcleo de Estudos de Mobilidade e Mobilização (Nemo), Membro do Grupo de Estudos Urbanos da Unespar/Campo Mourão e professor Assistente do Departamento de Geografia – TIDE da UNESPAR / Campus de Campo Mourão.
Juliano Domingues da Silva
Mestrando em Administração pela Universidade Estadual de Maringá e professor da Faculdade de Campo Mourão - UNICAMPO.
Publicado
2015-12-16
Seção
Artigos