UM OLHAR SOBRE A ACESSIBILIDADE FÍSICA NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

  • Alterno Jerônimo Junior SEEDF
  • Amaralina Miranda de Souza Universidade de Brasília
  • Cynthia Melo Shishido e Ribeiro Universidade de Brasília
  • Maria Cláudia de Oliveira Guimarães SEE/DF
  • Tâmara Araújo Rocha Nunes Universidade de Brasília

Resumo

Este artigo aborda uma pesquisa qualitativa sobre a acessibilidade física, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, durante os estudos realizados na disciplina Tecnologia Assistiva e Acessibilidade na Educação. Focalizando o prédio FE-1, Campus Darcy Ribeiro, o estudo buscou identificar as impressões dos usuários, para compreender os desafios enfrentados por eles e subsidiar a elaboração de proposta de melhorias com as adaptações necessárias identificadas. A metodologia envolveu procedimentos como levantamento documental, Walkthrough, levantamento arquitetônico, roteiro de avaliação e questionários semiestruturados. Os objetivos específicos incluíram revisão da literatura, avaliação da infraestrutura na FE-1, identificação de desafios enfrentados pelos usuários, compreensão da percepção destes e elaboração de proposta de recomendações de melhorias. Os Resultados evidenciaram predominância de usuários que usam o ônibus, que relatam enfrentamento de desafios como barreiras físicas, rampas inadequadas, problemas nos estacionamentos e inadequações nos banheiros.  A Proposta de melhorias contempla a remoção de obstáculos, reconstrução de rampas, sinalização adequada, reforma de banheiros e organização do estacionamento. A perspectiva é que este estudo possa contribuir para compreensão das experiências dos usuários, ressaltando a importância da adaptação de espaços educacionais para promover igualdade e a acessibilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2025-07-14
Seção
Artigos