O TEMA DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA
Resumen
O artigo tem como objetivo discutir a violência contra as mulheres no ensino de Geografia, apresentando uma proposta metodológica. Quando se considera o Brasil como exemplo, um país marcado pelas desigualdades e pela violência de gênero, líder em diversos rankings internacionais nesse tipo de violação dos Direitos Humanos, o tema se justifica. A investigação está organizada a partir de uma abordagem teórica, com a exposição de leis, dados estatísticos e de resultados obtidos por meio da realização de ações desenvolvidas em turmas de Ensino Médio de uma Escola Pública do Estado Paraná, na qual foi desenvolvida uma proposta metodológica para (re)conhecer o que pensam os alunos desse nível de ensino sobre a violência contra as mulheres. O texto discorre com elementos que justificam a importância da inclusão dessa problemática nas aulas de Geografia, fomentando condições para que os professores considerem a emergência da temática e incorporem em suas práticas, estratégias que fortaleçam o enfrentamento do problema, sendo este, uma realidade presente no dia a dia dos alunos.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2018-07-11
Número
Sección
Artigos
declaracao