O TEMA DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA

  • Fernando Veronezzi Universidade Estadual de Maringá- Programa de Pós-Graduação em Geografia
  • Elpidio Serra Universidade Estadual de Maringá- Programa de Pós-Graduação em Geografia

Résumé

O artigo tem como objetivo discutir a violência contra as mulheres no ensino de Geografia, apresentando uma proposta metodológica. Quando se considera o Brasil como exemplo, um país marcado pelas desigualdades e pela violência de gênero, líder em diversos rankings internacionais nesse tipo de violação dos Direitos Humanos, o tema se justifica. A investigação está organizada a partir de uma abordagem teórica, com a exposição de leis, dados estatísticos e de resultados obtidos por meio da realização de ações desenvolvidas em turmas de Ensino Médio de uma Escola Pública do Estado Paraná, na qual foi desenvolvida uma proposta metodológica para (re)conhecer o que pensam os alunos desse nível de ensino sobre a violência contra as mulheres. O texto discorre com elementos que justificam a importância da inclusão dessa problemática nas aulas de Geografia, fomentando condições para que os professores considerem a emergência da temática e incorporem em suas práticas, estratégias que fortaleçam o enfrentamento do problema, sendo este, uma realidade presente no dia a dia dos alunos.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Fernando Veronezzi, Universidade Estadual de Maringá- Programa de Pós-Graduação em Geografia
Doutor na área de Geografia Agrária pelo Programa de Pós Graduação em Geografia (PGE) da Universidade Estadual de Maringá. Mestre pelo mesmo Programa e Instituição.  Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, campus de Guarapuava. Tem experiência em temáticas ligadas aos efeitos da modernização da agricultura; concentração de terras; expropriação; proletarização; relações de trabalho no campo; gênero; movimentos sociais; associativismo e cooperativismo em assentamentos rurais.
Elpidio Serra, Universidade Estadual de Maringá- Programa de Pós-Graduação em Geografia
Pós Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente. Professor associado do Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Maringá e do Programa de Pós Graduação em Geografia (PGE) da mesma Instituição. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: modernização da agricultura, cooperativismo, colonização, reforma agrária e desenvolvimento rural.
Publiée
2018-07-11
Rubrique
Artigos