POR QUE ENSINAR UMA GEOGRAFIA CRÍTICA?

  • Alexandre Luís Ponce Martins Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Cartografia, ensino, didática

Resumo

Este breve recorte tem como objetivo estabelecer uma nota crítica da geografia, enquanto disciplina do ambiente escolar, a partir da relação ensino e aprendizagem. Neste sentido, salienta-se que, ao longo do século XX, ela esteve alicerçada a uma exposição teórica voltada, majoritariamente, a memorização dos conteúdos. Desta forma, relevou-se os pressupostos físicos e naturais, em detrimento das dinâmicas sociais, que eram apresentadas de maneira descritiva, sem aprofundamentos relacionais e críticos. Procura-se, portanto, considerar formas de ensino que privilegiem as realidades as quais os alunos poderão desenvolver seu senso crítico e se aproximar de um entendimento do todo. Para tal, apresentou-se, ainda que brevemente, sugestões de didáticas com a aplicação da cartografia para um melhor desenvolvimento crítico dos discentes. Metodologicamente, utilizou-se como alicerce materiais bibliográficos que abordam a temática do ensino e da cartografia sob a ótica da geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-06-30
Seção
Notas