POR QUE ENSINAR UMA GEOGRAFIA CRÍTICA?
Résumé
Este breve recorte tem como objetivo estabelecer uma nota crítica da geografia, enquanto disciplina do ambiente escolar, a partir da relação ensino e aprendizagem. Neste sentido, salienta-se que, ao longo do século XX, ela esteve alicerçada a uma exposição teórica voltada, majoritariamente, a memorização dos conteúdos. Desta forma, relevou-se os pressupostos físicos e naturais, em detrimento das dinâmicas sociais, que eram apresentadas de maneira descritiva, sem aprofundamentos relacionais e críticos. Procura-se, portanto, considerar formas de ensino que privilegiem as realidades as quais os alunos poderão desenvolver seu senso crítico e se aproximar de um entendimento do todo. Para tal, apresentou-se, ainda que brevemente, sugestões de didáticas com a aplicação da cartografia para um melhor desenvolvimento crítico dos discentes. Metodologicamente, utilizou-se como alicerce materiais bibliográficos que abordam a temática do ensino e da cartografia sob a ótica da geografia.Téléchargements
Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.