UM JOGO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA ENSINAR SOBRE A BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO AMAZONAS: GEOPERFIL

  • Felipe Arcanjo Leca Universidade do Estado do Amazonas
  • Alan Kristian Nunes Machado Universidade do Estado do Amazonas
  • Marcela Vieira Pereira Mafra Universidade do Estado do Amazonas

Resumen

RESUMO: O GeoPerfil da Bacia Hidrográfica do rio Amazonas é uma proposta metodológica que se baseia em um jogo de aprendizagem planejado para ser utilizado nas aulas de Geografia da Educação Básica. O objetivo do artigo é discutir a utilização de jogos no processo de ensino e aprendizagem de Geografia; elaborar e aplicar um jogo acerca da Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas; e analisar a viabilidade da utilização do jogo construído, na sala de aula, como recurso metodológico. A metodologia é qualiquantitativa, de caráter descritivo. Os resultados mostram a viabilidade do uso do jogo construído como recurso didático nas aulas de Geografia, pois despertou o interesse de alunos e professores pela temática, suscitou dúvidas e questionamentos, oportunizou o uso de conhecimentos construídos em aulas anteriores e favoreceu a revisão do conteúdo de maneira lúdica.

Palavras-chave: Ensino de Geografia; Rios da Amazônia; Jogos de aprendizagem.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2024-06-29