GEOGRAFIA, INTERDISCILPINARIEDADE E MULTIDISCIPLINARIEDADE
TRILHAS INTERPRETATIVAS COMO METODOLOGIA DE APENDIZAGEM
Resumen
Atualmente, a educação em sala de aula vem sendo rediscutida, no sentido de se atingir possibilidade condizentes com os novos desafios impostos dentro do processo de ensino aprendizagem. Assim, objetiva-se, com este artigo, apresentar uma abordagem metodológica pautada na interdisciplinaridade, entre a Geografia e as disciplinas de Literatura, Química, Biologia e Física, como estratégia de ensino. Como metodologia, utilizou-se de trilhas interpretativas, cujo público alvo foi alunos das três séries do ensino médio, do Colégio Coeducar, no município de Caçapava do Sul-RS. O referido trajeto foi realizado nos cânions Fortaleza e Itaimbezinho, localizados no município de Cambará do Sul. As trilhas interpretativas em seu itinerário possibilitou trabalhar diversos conteúdos a respeito da natureza da região, como formações geológicas, composição geoquímica, aspectos literários, climatológicos, tipos de biomas e interações ecológicas, até os aspectos humanos como os tipos de ocupação do solo. Tais informações foram apresentadas em um seminário, organizado pelos alunos, sob a orientação dos professores das citadas disciplinas, para outras escolas de Caçapava do Sul. Acredita-se que tal experiência possa servir de base para outras escolas no sentido de se promover a interdisciplinaridade.