PLATAFORMAS DIGITAIS NO BRASIL: A EXPANSÃO DA EMPRESA MERCADO LIVRE NO TERRITÓRIO

THE TERRITORIAL EXPANSION OF MERCADO LIVRE

Resumo

A ascensão, consolidação e rápida expansão de empresas de plataforma no Brasil são analisadas neste estudo a partir da atuação da empresa Mercado Livre no território. Adota-se uma abordagem mista — análise qualitativa e quantitativa de documentos públicos, processos judiciais, relatórios institucionais e mapeamentos — para examinar como sua territorialização revela especificidades institucionais, políticas e espaciais características do Sul Global. Demonstra-se que o modelo de negócios da Mercado Livre se sustenta na captura e monetização contínua de dados, na mobilização de um contingente de trabalhadores engajados em atividades precarizadas, flexíveis e sem garantia de direitos, e na captura e aproveitamento de incentivos estatais, como subsídios, isenções fiscais e regimes tributários especiais. Esses elementos evidenciam a articulação entre a lógica neoliberal do livre mercado (que dá nome à empresa) e as desigualdades estruturais presentes no território. Com isso, sustenta-se que tais formas de operação tendem a assumir feições ainda mais perversas em formações socioespaciais desiguais, como a do Brasil. Os achados reforçam a urgência de uma geografia crítica, capaz de compreender os impactos territoriais e laborais das plataformas digitais e as profundas transformações que produzem nas condições gerais de produção no contemporâneo.

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Biografia do Autor

Flavio Lima, Universidade Estadual de Campinas

É Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas, instituição em que atua como Pesquisador de Pós-Doutorado junto ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e como Professor junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Campinas. 

Publicado
2025-07-14
Seção
Artigos