Consultório na rua: atenção a pessoas em uso de substâncias psicoativas

  • Helizett Santos de Lima Prefeitura Municipal de Goiânia
  • Eliane Maria Fleury Seidl Universidade de Brasília
Palavras-chave: Profissionais da saúde, prevenção do abuso de drogas, sem teto.

Resumo

O estudo objetivou investigar os modos de atuação e as características do trabalho de intervenção com adultos jovens em situação de rua e usuários de substâncias psicoativas, segundo percepções de profissionais do Consultório na Rua (CR) do município de Goiânia (GO) e de pessoas atendidas pelo mesmo. Os participantes foram nove profissionais de diferentes categorias com idades entre 24 e 64 anos e quatro usuários beneficiários do CR com idades entre 23 e 37 anos. A metodologia foi qualitativa com aplicação de roteiros semiestruturados de entrevista e realização de análise de conteúdo. Os resultados, a partir dos relatos dos profissionais, configuraram eixos temáticos, tais como: atuação profissional no CR; aspectos facilitadores e dificultadores e apoio necessário para o trabalho. Para os usuários, os eixos foram: primeiro contato com a equipe; atuação dos profissionais do CR e o mais interessante nesse trabalho. Observou-se consonância entre as percepções e predomínio de aspectos positivos nos relatos dos profissionais e dos usuários acerca da atuação do CR, caracterizada por acolhimento, escuta e vínculo. Quanto às dificuldades, foram citados: preconceito e falta de aceitação do usuário pela sociedade civil; atuação agressiva da Polícia Militar e da Guarda Municipal e falta de insumos para o trabalho. O estudo indicou que os modos de atuação do CR vão ao encontro daqueles preconizados nas políticas públicas de álcool e outras drogas do país, pautados no respeito aos direitos humanos, ampliação do acesso a ações e serviços e redução de danos à saúde da população usuária em situação de rua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helizett Santos de Lima, Prefeitura Municipal de Goiânia
Psicóloga, especialista em Saúde Mental, especialista em Saúde da Família, mestre em Psicologia no Programa Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde/UnB. Servidora efetiva da Prefeitura Municipal de Goiânia.
Eliane Maria Fleury Seidl, Universidade de Brasília
Doutora em Psicologia. Docente do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, com atuação em nível de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
Publicado
2015-01-01
Como Citar
Lima, H. S. de, & Seidl, E. M. F. (2015). Consultório na rua: atenção a pessoas em uso de substâncias psicoativas. Psicologia Em Estudo, 20(1), 57 - 69. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v20i1.24697
Seção
Artigos originais

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus