CRIANÇAS COM CEGUEIRA E BAIXA VISÃO: O BRINCAR NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

  • Patricia Andrea Osandon Albarran Universidade de Brasília
  • Eva Aparecida Pereira Seabra da Cruz Universidade de Brasília
  • Daniele Nunes Henrique Silva Universidade de Brasília
Palavras-chave: Deficiência visual, comportamento de brincar, teoria histórico-cultural.

Resumo

Parece ser um consenso teórico afirmar que o brincar é uma das mais importantes atividades do desenvolvimento infantil. Autores de diferentes abordagens indicam a centralidade dessa atividade para as crianças pequenas. A partir dos pressupostos teóricos da perspectiva histórico-cultural, campo teórico de interesse do presente artigo, temos observado um aumento de trabalhos científicos que problematizam a brincadeira infantil. Entretanto, a partir de um levantamento de artigos, dissertações e teses escritos em português, que realizamos entre os anos de 2004-2014, na base integrada da Universidade de Brasília (UnB) e no oasisbr – o portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto –, identificamos um número reduzido de estudos brasileiros que investigam a brincadeira de crianças cegas e com baixa visão. Buscando compreender esse contexto de produções acadêmicas, esse artigo objetiva contribuir para o mapeamento desse objeto de estudo, sinalizando a importância do mesmo para o campo da psicologia, educação e políticas públicas.

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Biografia do Autor

Patricia Andrea Osandon Albarran, Universidade de Brasília
Mestre em Ciência Política e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (PGPDS/UnB).
Eva Aparecida Pereira Seabra da Cruz, Universidade de Brasília
Mestre em Teoria da Literatura pela UnB, doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP), e pós-doutoranda no PGPDS/UnB.
Daniele Nunes Henrique Silva, Universidade de Brasília
Mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e professora do PGPDS/UnB.

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Publicado
2016-09-22
Como Citar
Osandon Albarran, P. A., Pereira Seabra da Cruz, E. A., & Nunes Henrique Silva, D. (2016). CRIANÇAS COM CEGUEIRA E BAIXA VISÃO: O BRINCAR NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL. Psicologia Em Estudo, 21(2), 199-210. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v21i2.27860
Seção
Artigos originais

 

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