SIGNIFICADOS AMBIVALENTES NO PROCESSO DE ADOÇÃO: UM ESTUDO DE CASO

  • Tatiana Alves de Melo Valério Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Belo Jardim
  • Maria C.D.P. Lyra Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Adoção, ambivalência, cultura.

Resumo

A existência de significados diversos, deflagrando ideias e sentimentos ambivalentes sobre a adoção, no momento atual da sociedade brasileira, é tema deste trabalho. O papel dessa ambivalência é analisado, procurando-se mostrar como ela pode se refletir na decisão de adotar uma criança. Este trabalho aborda a dinâmica que caracteriza a construção de significados, que ocorre na relação entre a sociedade e os indivíduos, ou seja, entre a primeira, concebida como cultura coletiva, e os pretendentes à adoção, constituindo as suas culturas pessoais. A análise de entrevistas realizadas com um casal heterossexual estéril, inscrito no Cadastro Nacional de Adoção (CNA), ilustra esse processo de construção de significados que, no presente caso, resulta em significar “estar inscrito no CNA” como possibilitando tanto esperar a criança desejada, por meio dessa forma legalizada, como poder obter essa criança por meio de quaisquer outras formas não legalizadas. Sugerimos que a tentativa de reduzir a ambivalência, criada pelas mensagens contraditórias coexistentes, desempenha papel central na construção de significados, que orienta as ações escolhidas e as opções adotadas pelos pretendentes à adoção, no momento atual no Brasil.

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Biografia do Autor

Tatiana Alves de Melo Valério, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Belo Jardim
Professora efetiva lotada no Departamento de Desenvolvimento Educacional. Leciona em cursos técnicos e na Licenciatura em música.
Maria C.D.P. Lyra, Universidade Federal de Pernambuco
Professora do PPG em Psicologia Cognitiva, departamento de psicologia, UFPE.

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Publicado
2016-09-22
Como Citar
Valério, T. A. de M., & Lyra, M. C. (2016). SIGNIFICADOS AMBIVALENTES NO PROCESSO DE ADOÇÃO: UM ESTUDO DE CASO. Psicologia Em Estudo, 21(2), 337-348. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v21i2.28460
Seção
Artigos originais

 

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