UMA CARTOGRAFIA DAS REPERCUSSÕES DAS REDES SOCIAIS NA SUBJETIVIDADE
Resumo
O objetivo deste artigo é mapear as possíveis repercussões ou influências das redes sociais de internet na subjetividade de seus usuários. As concepções e sentidos subjacentes à vivência dos participantes, em termos da autoapresentação e interação nesse ambiente, constituíram-se no objeto de estudo desta investigação. A metodologia fundamentou-se na pesquisa qualitativa com base na observação participante e em entrevistas semiestruturadas com 16 participantes do facebook, de ambos os sexos, de diferentes idades, etnias e níveis socioeconômicos. A interpretação dos dados foi efetuada por meio de um diálogo entre a concepção de subjetividade prêt-à-porter e noções da psicanálise. Como fatores positivos, constatou-se o potencial de ampliação das formas de sociabilidade, de aprendizagem, de empoderamento e de elaboração psíquica. Por outro lado, evidenciaram-se o risco de inversão do tempo de produção e de socialização e a ocorrência do sentido de vigiar e ser vigiado. Os resultados ressaltam ainda outros elementos da subjetividade dos usuários que se tornaram visíveis e articuláveis por meio de textos e imagens, trazendo consigo novos desafios não somente para o dispositivo psicoanalítico e para aqueles que atuam com saúde mental, mas também para os demais profissionais de áreas afins à psicologia, educação e saúde.
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