OFICINA COM ADOLESCENTES DO MST: PRECONCEITO E CONVIVÊNCIA COLETIVA

  • Eliane Domingues UEM
  • Maria Therezinha Loddi Liboni Mestre em Administração de Empresas pela UEM, Doutora em Educação pela UNICAMP, Professora do Departamento de Psicologia da UEM.
  • Aline Toporowicz UEM
  • Deborah Sartório Bazzotti UEM
  • Débora de Nez de Melo UEM
  • Georgia Lara dos Santos UEM
  • Luciana Lika Matsuda UEM
Palavras-chave: Oficina, adolescentes, MST.

Resumo

Apesar de todas as conquistas dos movimentos sociais no que se refere à educação do campo, as crianças e jovens do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) vivenciam situações de preconceito por sua pertença, quando estudam em escolas não vinculadas ao movimento, vivencias que os marcam profundamente. O preconceito pela pertença ao MST que vem a se somar a diversos outros, foi o tema demandado para ser trabalhado em nosso projeto de extensão, realizado em uma escola técnica de agroecologia fruto de uma parceria entre o MST e o Instituto Federal Tecnológico do Paraná (ITFPR). Os participantes do projeto foram adolescentes e jovens, com idades que variam entre 15 e 24 anos, sete são do sexo feminino e os demais do sexo masculino, todos oriundos de acampamentos e assentamentos da reforma agrária. A metodologia adotada no trabalho foi a realização de oficinas com o tema principal “preconceito e convivência coletiva” e os seguintes temas geradores: possibilidades e limites frente às diferenças, preconceito e empatia, empatia e comunicação, preconceito racial e bullying. Foram realizados oito encontros semanais, com duração de 2 h. Concluímos que a metodologia das oficinas se mostrou efetiva ao ir além dos aspectos educativos/informativos, abarcando e trabalhando com os significados afetivos, os sentimentos e as vivências, proporcionando espaço para a fala, a reflexão e a elaboração, tanto individual como coletiva. Além de potencializar o contexto favorável a formação humana que o MST construiu ao longo da sua existência.Palavras-chave: Oficina; adolescentes, MST.

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Biografia do Autor

Eliane Domingues, UEM
Mestre e Doutora em Psicologia Social pela PUC-SP, Professora do Departamento de Psicologia da UEM.
Aline Toporowicz, UEM
Acadêmica do Curso de Psicologia da UEM, Bolsista Extensão UEM
Deborah Sartório Bazzotti, UEM
Acadêmica do Curso de Psicologia da UEM
Débora de Nez de Melo, UEM
Acadêmica do Curso de Psicologia da UEM, Bolsista Extensão UEM
Georgia Lara dos Santos, UEM
Acadêmica do Curso de Psicologia da UEM
Luciana Lika Matsuda, UEM
Acadêmica do Curso de Psicologia da UEM

Referências

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Publicado
2017-09-24
Como Citar
Domingues, E., Liboni, M. T. L., Toporowicz, A., Bazzotti, D. S., de Melo, D. de N., dos Santos, G. L., & Matsuda, L. L. (2017). OFICINA COM ADOLESCENTES DO MST: PRECONCEITO E CONVIVÊNCIA COLETIVA. Psicologia Em Estudo, 22(3), 291-298. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v22i3.34461
Seção
Artigos originais

 

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