ANÁLISE ARQUEGENEALÓGICA DE MECANISMOS DE SEGREGAÇÃO E EXCLUSÃO NO CARIRI CEARENSE
Resumo
O presente artigo consiste na descrição e análise de três episódios ocorridos durante o século XX relacionados ao governo e gestão dos corpos de pessoas pobres do Cariri cearense. O campo de concentração do Buriti, o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto e um hospital psiquiátrico são objetos da análise das relações de poder e governamentalidade relacionadas às pessoas pobres, migrantes da seca e loucos. Para tanto, foram utilizados os elementos das análises arqueológicas e genealógicas presentes na obra de Michel Foucault, sobretudo, o conceito de biopoder como estratégia geral de governo. Ademais, foi utilizada a perspectiva multidimensional de pobreza, uma vez que esses mecanismos foram aplicados aos corpos de pessoas pobres sob a justificativa de preservação e manutenção da vida de outras. Nosso objetivo é mostrar a importância do aprofundamento crítico-reflexivo no que diz respeito aos contextos nos quais os discursos e as práticas de exclusão social se inscrevem.
Downloads
As opiniões emitidas, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial de Psicologia em Estudo, o(s) autor(es) assume(m) a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo manuscrito por outro periódico. Em caso de autoria múltipla, o manuscrito deve vir acompanhado de autorização assinada por todos os autores. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, podendo ser remixados e reaproveitados conforme prevê a licença Creative Commons CC-BY.
The opinions expressed are the sole responsibility of the author (s). When submitting the manuscript to the Editorial Board of Study Psychology, the author (s) assumes responsibility for not having previously published or submitted the same manuscript by another journal. In case of multiple authorship, the manuscript must be accompanied by an authorization signed by all authors. Articles accepted for publication become the property of the journal, and can be remixed and reused as provided for in theby a license Creative Commons CC-BY.