TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE UM PÓS-GRADUANDO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Palavras-chave: Autismo, educação inclusiva, universidades.

Resumo

Este texto objetiva retratar a trajetória acadêmica e a percepção do suporte social de um estudante de pós-graduação diagnosticado com transtorno do espectro autista – TEA. O estudo se deu com o uso de dois procedimentos: (a) entrevista pessoal; (b) aplicação da Escala de Percepção do Suporte Social – EPSS, adaptada ao contexto universitário. Os dados coletados, por meio da entrevista, foram analisados com base no relato verbal, para interpretação dos sentidos e significados atribuídos a determinados fenômenos. A média dos escores obtidos com a EPSS foi de 1,78 (graduação) e 3,47 (pós-graduação) para o suporte prático e 1,50 (graduação) e 3,20 (pós-graduação) para o suporte emocional, demonstrando a percepção de maior apoio na pós-graduação. Os eixos temáticos obtidos com a entrevista foram ingresso na graduação e pós-graduação; núcleos de apoio; permanência; fatores socioemocionais; facilidades e dificuldades enfrentadas; aspectos positivos e negativos. Foi possível averiguar a falta de percepção do suporte social durante a graduação e dificuldades com métodos de ensino e avaliação. Na pós-graduação, maior percepção do suporte social e facilidade com habilidades acadêmicas. Porém, para alcançar esse nível de ensino, os estudantes, primeiramente, devem cursar a graduação, que é uma instância tida como problemática nessa pesquisa, por pouco atender às diferenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Gabriela Olivati, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP - Universidade Estadual Paulista  - Bauru. Graduada em Fonoaudiologia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista - Marília. Pesquisadora do GEPDI - Grupo de Estudos e Pesquisa em Deficiência e Inclusão. Pesquisadora voluntária no Marcus Autism Center (Emory University) em Atlanta - Estados Unidos.

Lúcia Pereira Leite, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP
Pós-doutorado junto ao Programa de Pós-graduação Em educação Especial (PPGEEs - UFSCar). Graduada em Psicologia, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Bauru. Mestrado e Doutorado em Educação pela UNESP/ Marília. Atualmente é professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, da Faculdade de Ciências - UNESP/Bauru e Bolsista Produtividade CNPq. 

Referências

Alvarez‐Fernandez, S., Brown, H. R., Zhao, Y., Raithel, J. A., Bishop, S. L., Kern, S. B., ... & Di Martino, A. (2017). Perceived social support in adults with autism spectrum disorder and attention‐deficit/hyperactivity disorder. Autism Res., 10(5), 866-877. doi: 10.1002/aur.1735

American Psychiatric Association (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders: DSM-5 (5th Ed.) Arlington, VA: American Psychiatric Association.

Aranha, M. S. F. (2001). Paradigmas da relação da sociedade com as pessoas com deficiência. Rev. Minist. Púb. Trab., 11(21), 160-173.

Bishop-Fitzpatrick, L., Mazefsky, C. A., & Eack, S. M. (2017). The combined impact of social support and perceived stress on quality of life in adults with autism spectrum disorder and without intellectual disability. Autism, 1(1362361317703090). doi: 10.1177/1362361317703090.

Blazer, D.G. (1982). Social support and mortality in an elderly community population. Am J Epidemiol, 115(5), 684–694. doi: 10.1093/oxfordjournals.aje.a113351.

Branco, A. P. S. C. (2015). Análise das condições de acessibilidade no ensino superior: um estudo com pós-graduandos. Dissertação de Mestrado Não Publicada, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Universidade Estadual Paulista, Bauru.

Christensen, D. L., Baio, J., Braun, K. V., Bilder, D., Charles, J., Constantino, J. N., Daniels, J., Durkin, M. S., Fitzgerald, R. T., Kurzius-Spencer, M., Lee, L., Pettygrove, S., Robinson, C., Schulz, E., Wells, C., Wingate, M. S., Zahorodny, V., & Allshopp, M. Y. (2016). Prevalence and Characteristics of Autism Spectrum Disorder Among Children Aged 8 years – Autism and Developmental Disabilities Monitoring Network, 11 sites, United States, 2012. MMWR Surv. Summ., 65(3), 1-23. doi: 10.15585/mmwr.ss6503a1

Ciantelli, A. P. C., & Leite, L. P. (2016). Ações Exercidas pelos Núcleos de Acessibilidade nas Universidades Federais Brasileiras. Rev. Bras. Educ. Esp., 22(3), 413-428. doi: 10.1590/S1413-65382216000300008.

Ciantelli, A. P. C., Leite, L. P., & Martins, S. E. S. O. (2015). Inclusão no Ensino Superior: mapeamento e análise da matrícula de alunos com deficiência e/ou mobilidade reduzida na Unesp. In E. G. Mendes & M. A. Almeida (Orgs.), Educação especial inclusiva: legados históricos e perspectivas futuras (pp. 287-302). São Carlos, SP: Marquezine & Manzini/ABPEE.

Cobb, S. (1976). Social support as a moderator of life stress. Psychosom. med., 38(5), 300-314. doi: 10.1097/00006842-197609000-00003.

Cohen, S., Sherrod, D.R., & Clark, M.S. (1986). Social skills and the stress-protective role of social support. J. Pers. Soc. Psychol., 50(5), 963–973. doi: 10.1037//0022-3514.50.5.963.

Decreto nº. 8.368, de 2 de dezembro de 2014. (2014, 2 de dezembro). Regulamenta a Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Brasília, DF: Presidência da República.

Gonçalves, T. R., Pawlowski, J., Bandeira, D. R., & Piccinini, C. A. (2011). Avaliação de apoio social em estudos brasileiros: aspectos conceituais e instrumentos. Ciênc. saúde coletiva, 16(3), 1755-1769. doi: 10.1590/S1413-81232011000300012.

Gotham, K., Bishop, S. L., Brunwasser, S., & Lord, C. (2014). Rumination and perceived impairment associated with depressive symptoms in a verbal adolescent-adult ASD sample. Autism Res., 7(3), 381–391. doi: 10.1002/aur.1377

Grandin, T. (2013). The autistic Brain: thinking across the spectrum. New York: Mariner.

Lei nº. 9.394, de 23 de dezembro de 1996. (1996, 23 de dezembro). Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Recuperado em 13 de junho, 2017, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm.

Lei nº. 12.764, de 27 de dezembro de 2012. (2012, 27 de dezembro). Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o §3º. do art. 98 da Lei No. 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Recuperado em 13 de junho, 2017, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm.

Lei nº. 13.146, de 6 de julho de 2015. (2015, 6 de julho). Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Recuperado em 13 de junho, 2017, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm.

Leite, L. P., & Martins, S. E. S. O. (2012). Fundamentos e estratégias pedagógicas inclusivas: respostas às diferenças na escola. São Paulo: Cultura Acadêmica.

Leung, R. C., Vogan, V. M., Powell, T. L., Anagnostou, E., & Taylor, M. J. (2016). The role of executive functions in social impairment in Autism Spectrum Disorder. Child Neuropsychol., 22(3), 336-44. doi: 10.1080/09297049.2015.1005066.

Ministério da Educação (2015). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo da Educação Superior 2015: Resumo técnico do censo da Educação Superior. Brasília, DF: INEP.

Moura, C. H. (2013). Estudo sobre a relação da pessoa com síndrome de Asperger e seu ambiente social de desenvolvimento. Dissertação de Mestrado Não Publicada, Universidade de Brasília, Brasília, DF.

Muller, E., Schuler, A., & Yates, G.B. (2008). Social challenges and supports from the perspective of individuals with Asperger syndrome and other autism spectrum disabilities. Autism, 12, 173–190.

Omote, S. (2006). Inclusão e a questão das diferenças na educação. Rev. Perspect., 24(3), 251-272.

Omote, S. (2008). Inclusão escolar: as contribuições da Educação Especial. In A. A. S. Oliveira, S. Omote & C. R. M. Giroto (Orgs.), Diversidade, Educação e Sociedade Inclusiva (pp. 11-128). São Paulo: Cultura Acadêmica/Fundepe.

Paula, C. S., Fombonne, E., Gadia, C., Tuchman, R., & Rosanoff,M. (2011). Autism in Brazil – perspectives from science and society. Rev. Assoc. Med. Bras., 57(1), 2-5. doi: 10.1590/S0104-42302011000100002.

Pereira, L. V., & Barros, C. G. C. (2008). Síndrome de Asperger: relato de um caso. Ver. Tecer, 1(1), 90-7. doi: 10.15601/1983-7631/RT.V1N1P90-97.

Sarason, B. R., Sarason, I. G., Hacker, T. A., & Basham, R. B. (1985). Concomitants of social support: Social skills, physical attractiveness, and gender. J. Pers. Soc. Psychol., 49, 469–480. doi: 10.1037/0022-3514.49.2.469

Schalkwyk, G. I., Beyer, C., Martin, A., & Volkmar, F. R. (2016). College students with autism spectrum disorders: A growing role for adult psychiatrists. J. Am. Coll. Health, 64(7), 575-9. doi: 10.1080/07448481.2016.1205072.

Segar M. (1997). A Survival Guide for People with Asperger Syndrome. Nottingham: NoRSACA.

Shattuck, P. T., Narendorf, S. C., Cooper, B., Sterzing, P. R., Wagner, M., & Taylor, J. L. (2012). Postsecondary Education and Employment Among Youth With an Autism Spectrum Disorder. Pediatrics., 129(6), 1042–1049. doi: 10.1542/peds.2011-2864.

Shattuck, P. T., Steinberg, J., Jennifer, Y., Wei, X., Cooper, B. P., Newman, L., & Roux, A. M. (2014). Disability identification and self-efficacy among college students on the autism spectrum. Autism Res. Treat., (2014), 1-7. doi: 10.1155/2014/924182.

Shumaker, S. A., & Brownell, A. (1984). Toward a theory of social support-closing conceptual gaps. J. Soc. Issues, 40, 11–36. Doi: 10.1111/j.1540-4560.1984.tb01105.x.

Siqueira, M. M. M. (2008). Construção e validação da escala de percepção de suporte social. Psicol. estud., 13(2), 381-88. doi: 10.1590/S1413-73722008000200021.

Tsai, L. Y. (2014). Impact of DSM-5 on epidemiology of Autism Spectrum Disorder. Res Autism Spectr. Disord., 8(11), 1454-1470. doi: 10.1016/j.rasd.2014.07.016.

Tunes, E. (2015). Estudos sobre a teoria histórico-cultural e suas implicações educacionais. Fractal: Rev. psicol., 27(1), 7-11. doi: 10.1590/1984-0292/1337.

Uchino, B.N., Bowen, K., Carlisle, M., & Birmingham, W. (2012). Psychological pathways linking social support to health outcomes: A visit with the “ghosts” of research past, present, and future. Soc. Sci. Med., 74(7), 949–957. Doi: 10.1016/j.socscimed.2011.11.023.

Wehman, P. H., Schall, C. M., McDonough, J., Kregel, J., Brooke, V., Molinelli, A., Ham, W., Graham, C. W., Erin Riehle, J., Collins, H. T., & Thiss, W. (2014). Competitive employment for youth with autism spectrum disorders: early results from a randomized clinical trial. J Autism Dev. Disord., 44(3), 487-500. doi: 10.1007/s10803-013-1892-x.

Weitlauf, A. S., Gotham, K. O., Vehorn, A. C., & Warren, Z. E. (2014). Brief report: DSM-5 “Levels of support:” A comment on discrepant conceptualizations of severity in ASD. J. Autism Dev. Disord., 44(2), 471-6. doi: 10.1007/s10803-013-1882-z.

Wilkinson, R. G. & Marmot, M. (2003). Social determinants of health: the solid facts. World Health Organization, Denmark, 2nd edition.

Publicado
2017-12-19
Como Citar
Olivati, A. G., & Leite, L. P. (2017). TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE UM PÓS-GRADUANDO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Psicologia Em Estudo, 22(4), 609-621. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v22i4.37665
Seção
Artigos originais

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus