DIÁLOGOS SOBRE MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIA E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

  • Rudinei Luiz Beltrame Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Marivete Gesser Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Simone Vieira de Souza Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Palavras-chave: Medicalização, educação, aprendizagem.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo revisar a produção científica brasileira sobre medicalização no âmbito da educação. Foi realizada uma busca sistemática na literatura brasileira com as palavras-chave patologização da vida, a medicalização da educação, da aprendizagem, do ensino e da infância. Ao todo, foram selecionados para análise 40 artigos publicados entre 2010 e 2016, indexados na Scientific Electronic Library Online - SciELO. As informações foram analisadas com base na análise de conteúdo temática, proposta por Bardin. Os resultados evidenciaram uma diversidade de compreensões sobre o conceito de medicalização. Alguns artigos relataram a ocorrência de práticas educativas produtoras de sofrimentos e individualização da queixa escolar, evidenciando um descompasso entre a produção de literatura e o cotidiano da escola. Destaca-se ainda um significativo aumento de diagnósticos de TDAH e de terapias medicamentosas no tratamento da queixa escolar, expandindo, consequentemente, a indústria farmacêutica ao conceber a criança como um potencial consumidor de medicamento. Por fim, indicam-se novos estudos que possam ampliar as fontes de pesquisa, incorporando-se também teses e dissertações. Recomenda-se ainda pesquisas com crianças, familiares e comunidade escolar que possam analisar o impacto da medicalização na subjetividade e no desempenho dos estudantes.

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Biografia do Autor

Rudinei Luiz Beltrame, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Psicólogo, mestrando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Marivete Gesser, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Psicóloga, Doutora em Psicologia pela UFSC. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC. É coordenadora Núcleo de Estudos sobre Deficiência (NED/UFSC) e membro do Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional (LAPEE/UFSC)

Simone Vieira de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Psicóloga, doutora em educação pela UFSC. Professora do Departamento de Ciências da Educação e pesquisadora no Grupo de Pesquisa Psicologia e Processos Educacionais, que atua no Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional da UFSC.

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Publicado
2019-06-03
Como Citar
Beltrame, R. L., Gesser, M., & Souza, S. V. de. (2019). DIÁLOGOS SOBRE MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIA E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Psicologia Em Estudo, 24. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v24i0.42566
Seção
Artigos originais

 

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