A CONTRIBUIÇÃO DO APOIADOR MATRICIAL NA SUPERAÇÃO DO MODELO PSIQUIÁTRICO TRADICIONAL
Resumo
O presente artigo teve como objetivo relatar o processo de trabalho do apoiador matricial para o cuidado em saúde mental na atenção básica, na perspectiva da superação do modelo psiquiátrico tradicional. Trata-se de um relato de experiência realizada no Apoio Matricial – Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do Distrito Sanitário II do município de João Pessoa-PB. Os dados foram coletados a partir de registros realizados no diário de campo do apoiador matricial. Entre as ações que foram realizadas pelo apoiador estão a cartografia, as reuniões de matriciamento em saúde mental, as discussões de casos, a visita domiciliar, o atendimento compartilhado, a articulação da rede, dentre outras. A experiência evidenciou que as atividades de matriciamento potencializaram a atuação das equipes da Atenção Básica para as demandas de saúde mental no território. Tais atividades apresentaram-se essenciais no processo de trabalho para a efetivação do cuidado em saúde mental. Além disso, possibilitou a corresponsabilização pelos usuários e suas famílias para maior resolutividade dos casos existentes no território.
Palavras – Chave: Apoio matricial; Sistema Único de Saúde; saúde mental.
Downloads
As opiniões emitidas, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial de Psicologia em Estudo, o(s) autor(es) assume(m) a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo manuscrito por outro periódico. Em caso de autoria múltipla, o manuscrito deve vir acompanhado de autorização assinada por todos os autores. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, podendo ser remixados e reaproveitados conforme prevê a licença Creative Commons CC-BY.
The opinions expressed are the sole responsibility of the author (s). When submitting the manuscript to the Editorial Board of Study Psychology, the author (s) assumes responsibility for not having previously published or submitted the same manuscript by another journal. In case of multiple authorship, the manuscript must be accompanied by an authorization signed by all authors. Articles accepted for publication become the property of the journal, and can be remixed and reused as provided for in theby a license Creative Commons CC-BY.