UMA CONCEPÇÃO INTEGRADORA DA MOTIVAÇÃO HUMANA

  • Diego Jorge González Universidad de la Habana - Cuba
Palavras-chave: Epistemologia, teoria, motivação.

Resumo

As teorias da motivação desenvolvidas no século XX são opostas. Requer-se uma que, sobre a base dos fatos, integre harmonicamente os resultados alcançados. Destacamos a aprendizagem das necessidades, baseado em determinantes orgânicos e adquiridos, mediante o reforço afetivo dos objetos do mundo exterior e das palavras em que se canalizam. Os requerimentos orgânicos se concretizam nos objetos e nas palavras. As necessidades superiores surgem pela assimilação da linguagem e se constituem em determinantes independentes dos requerimentos orgânicos e entre eles e com o desenvolvimento psíquico, os deveres assumidos predominam pelo geral nos conflitos. Em sua conduta, inicialmente reativa e adaptativa, o sujeito vai elaborando projetos criativos dirigidos ao futuro que conduzem à auto realização. Assim, existe a unidade e determinação recíprocas da adaptação e da auto realização, como explicação da conduta humana. Nas contradições da vida se impõem dois dinamismos: a motivação específica, dirigida a obter o objeto meta da necessidade, e a motivação inespecífica ante a frustração e o conflito, dirigida a reduzir por outras vias a tensão insatisfatória. Ambos dinamismos se encontram em unidade, mas a específica é típica da motivação normal na qual predominam, em forma relativamente harmônica e integradora, os projetos e fins assumidos, enquanto que a inespecífica é predominante na motivação anormal, na qual os determinantes inconscientes e externos assumem um rol principal. Só a verdade mais plena será o mais útil para o ser humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Jorge González, Universidad de la Habana - Cuba

Doctor en Psicología, Profesor Titular Universidad de la Habana

Referências

Freud, S. (1948). Sigmund Freud. Obras Completas. Madrid: Biblioteca Nueva.

González, D. J. (1977). Lecciones de Motivación. La Habana: Impresora Universitaria André Voisin.

González, D. J. (2017). Los Niveles de la Motivación. Teoría y Evaluación. La Habana: Pueblo y Educación.

Leontiev, A. N. (1966). Las necesidades, los motivos y la conciencia. Anales del XVIII Congreso Internacional de Psicología, Moscú, Rusia.

Lewin, K. (1946). Behavior and development as a function of the total situation. En Manual of Child Psychology . New York: Wiley.

Luria, A. R. (1978). El Cerebro en Acción. La Habana: Pueblo y Educación.

Maslow, A. H. (1954). Motivation and personality. New York: Harper.

Rubinstein, S. L. (1967). Principios de Psicología General. México, DF: Grijalbo S. A.

Skinner, B. F. (1969). Contingences of reinforcement. A theoretical analysis. New York: Appleton-Century-Crofts.

Vygotski, L. S. (1993). Pensamiento y Lenguaje. En L. S. Vygotski. Obras Escogidas (Tomo II). Madrid: Visor Distribuciones S. A.

Vygotski, L. S. (1996). Paidología del Adolescente. En L. S. Vygotski. Obras Escogidas (Tomo IV). Madrid: Visor Distribuciones S. A.

Vygotski, L. S. (2000). Historia del Desarrollo de las Funciones Psíquicas Superiores. En L. S. Vygotski. Obras Escogidas (Tomo III). Madrid: Visor Distribuciones S. A. (Tomo III)

Watson, J. B. (1924). Behaviorism. New York: People Institute.

Publicado
2019-05-30
Como Citar
González, D. J. (2019). UMA CONCEPÇÃO INTEGRADORA DA MOTIVAÇÃO HUMANA. Psicologia Em Estudo, 24. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v24i0.44183
Seção
Artigos originais

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus