UMA CONCEPÇÃO INTEGRADORA DA MOTIVAÇÃO HUMANA
Resumo
As teorias da motivação desenvolvidas no século XX são opostas. Requer-se uma que, sobre a base dos fatos, integre harmonicamente os resultados alcançados. Destacamos a aprendizagem das necessidades, baseado em determinantes orgânicos e adquiridos, mediante o reforço afetivo dos objetos do mundo exterior e das palavras em que se canalizam. Os requerimentos orgânicos se concretizam nos objetos e nas palavras. As necessidades superiores surgem pela assimilação da linguagem e se constituem em determinantes independentes dos requerimentos orgânicos e entre eles e com o desenvolvimento psíquico, os deveres assumidos predominam pelo geral nos conflitos. Em sua conduta, inicialmente reativa e adaptativa, o sujeito vai elaborando projetos criativos dirigidos ao futuro que conduzem à auto realização. Assim, existe a unidade e determinação recíprocas da adaptação e da auto realização, como explicação da conduta humana. Nas contradições da vida se impõem dois dinamismos: a motivação específica, dirigida a obter o objeto meta da necessidade, e a motivação inespecífica ante a frustração e o conflito, dirigida a reduzir por outras vias a tensão insatisfatória. Ambos dinamismos se encontram em unidade, mas a específica é típica da motivação normal na qual predominam, em forma relativamente harmônica e integradora, os projetos e fins assumidos, enquanto que a inespecífica é predominante na motivação anormal, na qual os determinantes inconscientes e externos assumem um rol principal. Só a verdade mais plena será o mais útil para o ser humano.Downloads
Referências
Freud, S. (1948). Sigmund Freud. Obras Completas. Madrid: Biblioteca Nueva.
González, D. J. (1977). Lecciones de Motivación. La Habana: Impresora Universitaria André Voisin.
González, D. J. (2017). Los Niveles de la Motivación. Teoría y Evaluación. La Habana: Pueblo y Educación.
Leontiev, A. N. (1966). Las necesidades, los motivos y la conciencia. Anales del XVIII Congreso Internacional de Psicología, Moscú, Rusia.
Lewin, K. (1946). Behavior and development as a function of the total situation. En Manual of Child Psychology . New York: Wiley.
Luria, A. R. (1978). El Cerebro en Acción. La Habana: Pueblo y Educación.
Maslow, A. H. (1954). Motivation and personality. New York: Harper.
Rubinstein, S. L. (1967). Principios de Psicología General. México, DF: Grijalbo S. A.
Skinner, B. F. (1969). Contingences of reinforcement. A theoretical analysis. New York: Appleton-Century-Crofts.
Vygotski, L. S. (1993). Pensamiento y Lenguaje. En L. S. Vygotski. Obras Escogidas (Tomo II). Madrid: Visor Distribuciones S. A.
Vygotski, L. S. (1996). Paidología del Adolescente. En L. S. Vygotski. Obras Escogidas (Tomo IV). Madrid: Visor Distribuciones S. A.
Vygotski, L. S. (2000). Historia del Desarrollo de las Funciones Psíquicas Superiores. En L. S. Vygotski. Obras Escogidas (Tomo III). Madrid: Visor Distribuciones S. A. (Tomo III)
Watson, J. B. (1924). Behaviorism. New York: People Institute.
As opiniões emitidas, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial de Psicologia em Estudo, o(s) autor(es) assume(m) a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo manuscrito por outro periódico. Em caso de autoria múltipla, o manuscrito deve vir acompanhado de autorização assinada por todos os autores. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, podendo ser remixados e reaproveitados conforme prevê a licença Creative Commons CC-BY.
The opinions expressed are the sole responsibility of the author (s). When submitting the manuscript to the Editorial Board of Study Psychology, the author (s) assumes responsibility for not having previously published or submitted the same manuscript by another journal. In case of multiple authorship, the manuscript must be accompanied by an authorization signed by all authors. Articles accepted for publication become the property of the journal, and can be remixed and reused as provided for in theby a license Creative Commons CC-BY.